Transformando a IoT com "memoresistores" alternativos

25th January 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Transformando a IoT com "memoresistores" alternativos

Sayani Majumdar e colegas da Universidade de Aalto, na Finlândia, desenvolveram computadores neuromórficos, inspirados no cérebro humano, os quais não são produzidos com transistores, mas com "memoristores", componentes eletrônicos capazes de reter memória e, portanto, guardar mais do que 0s e 1s. A equipe acaba de produzir uma nova geração de "junções túnel ferroelétricas", películas ferroelétricas com poucos nanômetros de espessura encaixadas entre dois eletrodos.

Esses componentes têm capacidades além das tecnologias existentes e poderão ser aplicados para um maior desempenho da computação neuromórfica, em termos tanto de consumo de energia quanto de estabilidade.

As junções funcionam em baixas tensões - menos de cinco volts - e com uma variedade de materiais como eletrodos, incluindo o silício. Elas também podem reter seus dados por mais de 10 anos sem energia e serem fabricadas em condições ambiente. Os componentes são feitos de materiais orgânicos.

O que torna os componentes de película fina ferroelétricos ótimos para os computadores neuromórficos é a sua capacidade de alternar entre não apenas os estados binários - 0 e 1 -, mas também entre um grande número de estados intermediários.

Isso permite com que eles memorizem informações de forma similar ao cérebro humano, armazenando-as por longo tempo com pequenas quantidades de energia e retendo as informações mesmo depois de serem desligadas e ligadas novamente.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

embedded world 2019
26th February 2019
Germany Nuremberg
Wearable Tech Show 2019
12th March 2019
United Kingdom London
AMPER 2019
19th March 2019
Czech Republic Brno Exhibition Centre
LOPEC 2019
19th March 2019
Germany Messe Munchen
RF & Microwave 2019
20th March 2019
France Paris Expo, Porte de Versailles