Vestível digital para treino de esqui

8th December 2016
Posted By : Enaie Azambuja
Vestível digital para treino de esqui

Com o apoio da Robotae, uma consultoria de robótica e mecatrônica, a Motion Metrics desenvolveu o Carv – o primeiro treinador de esqui digital do mundo que utiliza uma inserção de inicialização inteligente para capturar movimento e pressão. A ideia para o treinador de esqui foi inventada pelo co-fundador Jamie Grant durante o seu doutorado pela Imperial College London, Reino Unido.

Por Daisy Stapley-Bunten

Por ser um esquiador experiente, Grant desenvolveu um aplicativo que utiliza o sensor de movimento no celular para monitorar o desempenho no esqui. Ele testou o aplicativo com estudantes que estavam em uma viagem de esqui pela universidade e as estatísticas e dados provaram ser populares com os esquiadores.

Image 1

“A limitação de utilizar um celular para capturar dados é que ele está localizado em uma posição errada no corpo,” explica. “O celular não entende a sua técnica. Ao conversarmos com treinadores profissionais, percebemos que precisávamos capturar a pressão na curva. Para tal fim, colocamos um sensor de pressão inteligente dentro da bota, entre o forro macio e a sola.”

gif 1

O dispositivo utiliza a fusão do sensor, que registra os dados de um número diferente de fontes, tais como direção (magnetômetro), velocidade (acelerômetro), distribuição de peso (sensores de pressão) e rotação (giroscópio), e combina a resistência de cada um para fornecer informações significativas para o suporte da decisão.

Atingir essa fusão em tempo real enquanto uma pessoa está se movendo com velocidade é tecnicamente desafiante e, como especialista da área da mecatrônica, aí está onde a experiência da Robotae apoiou o trabalho da equipe da MotionMetrics. A mecatrônica é uma área multi-disciplinar que requer um conhecimento profundo de muitos campos da engenharia.

Para Jamie e sua equipe, gerenciar o processo de desenvolvimento foi ainda mais complicado, pelo fato de que eles utilizaram parceiros de hardware em Shenzhen e dividiram o tempo de desenvolvimento entre Londres e a China enquanto testavam os seus designs com esquiadores profissionais nas colinas.

gif 2

Recomendou-se que Jamie contatasse Kevin Rathbone da Robotae, uma consultoria de tecnologia experiente, com um alto grau de conhecimento acerca do desenvolvimento de algoritmos de fusão de sensores e de gerenciamento do processo de desenvolvimento do produto. Ele provou ser uma ajuda segura para os primeiros passos da empresa. Rathbone, então, revisou os planos e fez recomendações que aprimorassem o desempenho e reduzissem o custo.

Kevin Rathbone comenta: “Carv é um produto sofisticado que demonstra o que está se tornando possível na tecnologia de vestíveis, sustentada pela mecatrônica avançada. A força em particular da visão da MotionMetrics é que eles trabalham junto com esquiadores e treinadores de elite, a fim de realmente entender como o corpo se move, quais informações são necessárias e como interpretá-las. Esse tipo de abertura é essencial para o sucesso do desenvolvimento do produto.”

gif 2

A MotionMetrics completou com sucesso uma campanha no Kickstarter, que excedeu o seu objetivo, e o Carv começou a ser produzido. O dispositivo conecta-se sem fios a um smartphone, fornecendo informações e análises que variam de pareceres simples e contestáveis para esquiadores amadores a até métricas detalhadas e análises para usuários avançados e profissionais.

Jamie trabalhou com o treinador líder do time nacional de esqui dos EUA e outros líderes do esporte em downhill e ski cross, de modo a assegurar com que o tipo e a qualidade da informação seja apropriada e com que o algoritmo seja capaz de entender o que está acontecendo para fornecer dicas de treinamento.

image 2

Os pareceres sobre o Carv por amadores e profissionais têm sido excelentes.

Um par de sensores Carv e rastreadores custam $250 com elementos da classe profissional adicionais disponíveis por $100.

Especificações Técnicas:

  • 48 sensores de pressão independentes para o pé;
  • 8-bit de medição de pressão por sensor;
  • Acelerômetro (3 eixos), giroscópio (3 eixos), magnetômetro (3 eixos) (compasso);
  • Inserção inteligente ultra-fina (<2mm);
  • Temperaturas operantes de -40 a +85°C (-40 a 185°F);
  • Carrega através da vida útil da bateria por USB – 16+ hrs;
  • Compatíveis com iOS e Android;
  • Bluetooth de Baixa Energia IP 67;
  • Resistência à àgua.

Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Kickstarter

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Connected World Summit 2019
22nd October 2019
United Kingdom The Business Design Centre, London
Hotspots Specials 2019
24th October 2019
Germany Böblingen, Germany
IoT Solutions World Congress 2019
29th October 2019
Spain Barcelona
Maintec 2019
30th October 2019
United Kingdom NEC, Birmingham
NOAH Conference 2019
30th October 2019
United Kingdom Old Billingsgate, London