Eletricidade produz luvas aquecidas vestíveis

12th October 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Eletricidade produz luvas aquecidas vestíveis

Lushuai Zhang, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, desenvolveu uma técnica para incorporar resistências elétricas finas nas fibras dos tecidos, que são utilizadas para aquecer levemente as vestimentas. O protótipo é uma luva que mantém as pontas dos dedos com uma temperatura ligeiramente acima da temperatura da palma das mãos. Uma bateria do tipo botão, pesando 1,8 grama, manteve as mãos aquecidas por oito horas.

O material de aquecimento é um polímero condutor conhecido como PEDOT (poli[3,4-etilenodioxitiofeno])). Este foi depositado sobre as fibras de tecido usando a técnica de deposição de vapor químico. A técnica é muito precisa e faz com que as fibras permaneçam flexíveis e possam ser costuradas.

A equipe encomendou um teste de biocompatibilidade em um laboratório independente, onde células do tecido conjuntivo de camundongos foram expostas a amostras do tecido elétrico. Os resultados sugerem que o material revestido com PEDOT é seguro para o contato com a pele sem causar reações adversas aos produtos químicos utilizados.

A equipe também avaliou as questões de calor, umidade e estabilidade de contato com a pele para evitar que o usuário experimente qualquer choque elétrico de um elemento condutor úmido.

Além do conforto para o inverno, roupas com aquecimento terão aplicações médicas. Além disso, incorporar os aparelhos eletrônicos nas próprias roupas pode ser o próximo passo natural para quem não consegue mais viver sem seus equipamentos. A inserção de fiações elétricas seguras é um passo importante para isso.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de University of Massachusetts Amherst

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester