Aparelho revela se óculos de sol podem ser usados para dirigir

11th April 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Aparelho revela se óculos de sol podem ser usados para dirigir

Você sabia que seus óculos de sol podem ser impróprios para dirigir? Na hora de comprar o acessório, muita gente pensa apenas na questão estética ou então na proteção contra raios ultravioleta. Mas o que pouca gente sabe é que as lentes dos óculos solares também podem atrapalhar a visão do motorista, alterando as cores do semáforo ou impedindo a entrada de luz suficiente nos olhos do condutor.

Para testar se os mais diversos modelos de óculos de sol são adequados para quem dirige veículos, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP criaram um aparelho que exibe a resposta em poucos segundos.

O projeto está descrito na dissertação de mestrado do pesquisador Artur Loureiro. O protótipo, feito de MDF, pesa aproximadamente 1,5 quilo (Kg) e o usuário interage com o dispositivo por meio de caixas de som e de uma tela sensível ao toque.

Dentro do aparelho, a luz branca de um LED é apontada na direção de uma placa eletrônica composta de um sensor que faz diferentes medições. O teste com os óculos de sol é simples e bastante intuitivo: basta abrir a tampa superior do equipamento e posicionar as lentes do acessório entre o LED e a placa. Depois, é só aguardar alguns segundos (veja demonstração no vídeo acima).

“Nós queremos chamar a atenção do público para o assunto e instruir a população. Quando as pessoas vão comprar óculos de sol, nem perguntam se o acessório é próprio para dirigir, pois não sabem que essa possibilidade existe. O tema não é difundido.”

Para responder se os óculos estão apropriados para dirigir, o sensor do aparelho mede a chamada transmitância luminosa, que nada mais é do que a quantidade de luz visível que penetra pelas lentes do acessório e chega aos olhos do motorista.

Por exemplo: se as lentes de um par de óculos possuem uma transmitância luminosa de 50%, quer dizer que apenas metade da luz do ambiente está atravessando as lentes e chegando ao condutor. Uma lente própria para direção deve deixar passar mais do que 8% de luz.

Além do teste de luz visível, o sensor também mede, especificamente, o quanto as luzes vermelha, amarela e verde, que compõem um semáforo, estão sendo diminuídas para a pessoa que está usando óculos de sol no trânsito.

“O motorista pode deixar de enxergar alguma das luzes do semáforo dependendo do quanto forem reduzidas”, afirma Loureiro, que testou as lentes de 128 óculos com marcas distintas.

Caso as cores do semáforo sofram uma diminuição de intensidade acima do permitido, os óculos também não serão próprios para direção. O número que traz essa resposta leva o nome de quociente de atenuação visual de luz de trânsito (Q).

O valor final do quociente não pode ser inferior a 0,8 para luz de sinalização vermelha nem menor que 0,6 para luzes de sinalização amarela e verde. A partir da combinação de todas essas medidas e de alguns cálculos matemáticos, a avaliação dos óculos é revelada ao usuário.

A pesquisa foi apresentada no final do ano passado e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A orientação do trabalho foi da professora Liliane Ventura, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

“Nós queremos chamar a atenção do público para o assunto e instruir a população. Quando as pessoas vão comprar óculos de sol, nem perguntam se o acessório é próprio para dirigir, pois não sabem que essa possibilidade existe. O tema não é difundido”, explica Liliane, que coordena o Laboratório de Instrumentação Oftálmica (LIO) do SEL, onde o trabalho foi desenvolvido.


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