Usuários do HoloLens poderão se 'teletransportar'

29th March 2016
Source: Microsoft
Posted By : Enaie Azambuja
Usuários do HoloLens poderão se 'teletransportar'

A Microsoft quer colocar usuários do HoloLens para conversar um com os outros, mesmo que eles não se encontrem no mesmo ambiente usando a chamada tecnologia “holoportation”, desenvolvida por sua divisão de pesquisa. Trata-se de um produto do Interactive 3D Technologies, grupo da área de pesquisa da companhia, que divulgou um vídeo demonstrando o holoportation.

Nele, diferentes pessoas estão ao lado de Shahram Izadi, gerente de pesquisa do grupo. Enquanto Izadi está “ao vivo”, as outras pessoas que se reúnem a ele estão presentes em suas versões virtuais.

O sistema utiliza uma plataforma de captura especializada para mapear como uma pessoa se movimenta em tempo real e envia uma imagem 3D para o usuário do HoloLens para que as duas pessoas possam conversar uma com as outra.

Há ainda partes chaves da interação humana que estão faltando. Usuários do Holoportation não podem se tocar e é possível que uma pessoa possa atravessar o holograma da outra no meio de uma conversa. Há ainda a questão do campo de visão do HoloLens – usuários somente conseguem ver seus parceiros de reunião através de uma janela retangular no centro de suas visões.

Isso significa que pessoas que se “holoportam” nas conversas poderiam parecer que estão flutuando. Algo que é difícil saber sem testar o dispositivo propriamente.

Alex Kipman, líder do projeto HoloLens na Microsoft, demonstrou a habilidade em uma conferência TED no mês passado em Vancouver. O cientista da Nasa, Jeff Norris, subiu ao palco em sua versão digital com ajuda de uma câmera especializada. Os dois conversaram sobre o potencial do HoloLens enquanto ferramenta para a ciência.

Um dos benefícios do sistema de telepresença por realidade aumentada é que pessoas poderão conversar tanto com pessoas que estão presentes em uma sala próxima como àquelas que estão usando o Holoportation.

É uma capacidade que pode ser mais interessante para o mundo corporativo que também estaria, na teoria, em posição de comprar HoloLenses quando se tornarem disponíveis no mercado.

Por enquanto não está claro se ou quando o holoportation será disponível comercialmente. Uma vez que exige câmeras especiais, o recurso não estará disponível imediatamente para aqueles que estão tendo o dispositivo em primeira mão, ou seja, desenvolvedores.

Na semana que vem, em São Francisco, a companhia sedia sua conferência para desenvolvedores e é provável que teremos mais novidades sobre o HoloLens.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester