Startup desenvolve software de identificação biométrica para o TSE

7th August 2018
Source: FAPESP
Posted By : Enaie Azambuja
Startup desenvolve software de identificação biométrica para o TSE

Nas próximas eleições, mais de 2.800 municípios brasileiros utilizarão a biometria na identificação dos eleitores. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o mês de julho mais de 87 milhões de pessoas já haviam cadastrado suas impressões digitais. A meta do TSE é concluir o cadastro das digitais de todos os eleitores do país – mais de 147 milhões de pessoas – até o ano de 2022.

E para atingir esse objetivo, o TSE conta com um software desenvolvido pela startup Griaule Biometrics, que garante a comparação biométrica.

Única fornecedora do TSE, contratada por meio de licitação, a Griaule foi criada há 16 anos e se consolidou com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Contou também com subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

João Pedro Weber, gerente de projetos da Griaule, conta que a empresa nasceu em 2002, quando seu fundador, o engenheiro eletricista Iron Calil Daher, mudou-se de Goiânia para Campinas para que a Griaule fosse incubada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “A proximidade com a universidade permitiu trazer grandes talentos para compor a equipe da empresa”, afirma João Weber.

A Griaule ficou incubada entre 2002 e 2005, período “primordial para construção de uma base sólida” tanto do ponto de vista técnico como empresarial, segundo o gerente. O primeiro projeto PIPE, realizado com o apoio do PIPE foi submetido direto à Fase 2 – de desenvolvimento de projeto inovador.

Começou em 2004, com o propósito de aprimorar o sistema de identificação automática de impressões digitais, tecnologia já então comercializada pela empresa.

O reconhecimento veio rapidamente: em 2005, a empresa conquistou o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria “Pequenas Empresas da Região Sudeste”. Um ano depois ganhou visibilidade internacional vencendo a Fingerprint Verification Competition com o algoritmo de identificação de impressões digitais com menor taxa de erro, destacando-se dentre 150 concorrentes.

A empresa desenvolveu ainda mais dois projetos com o apoio do PIPE Fase 2, o que contribuiu para que se consolidasse no mercado: Detecção e reconhecimento digital da face humana, concluído em 2009, e Reconhecimento por voz: verificação de locutor, encerrado em 2011.

Tendo iniciado com cinco pessoas, a empresa conta, atualmente, com aproximadamente 40 funcionários, de estagiários a pós-doutorados, dos quais 60% atuam diretamente com P&D em distintas frentes de atuação.

Desde 2007, implantou uma unidade nos Estados Unidos; inicialmente no estado da Califórnia e, mais recentemente, em West Virginia, na cidade de Morgantown.

“A unidade tem estações de trabalho, salas de reuniões e espaço para comportar servidores rodando nossa solução em larga escala, contribuindo nas vendas e no suporte local para o mercado norte-americano, utilizando o mesmo modelo implementado com sucesso na cidade de Campinas”, diz Weber.

Segundo Weber, a utilização de uma arquitetura aberta, amplamente utilizada por empresas como Google e Amazon, também contribui para o sucesso dos produtos da empresa.

“Em diversas instituições, tanto públicas como privadas, a solução biométrica oferecida em plataforma proprietária tornava os clientes inteiramente dependentes dos fornecedores.” Já o sistema oferecido pela Griaule confere ao cliente maior autonomia e transparência sobre o funcionamento do sistema.


Saiba mais.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2019
8th January 2019
United States of America Las Vegas, Nevada
Southern Manufacturing & Electronics 2019
5th February 2019
United Kingdom Farnborough
embedded world 2019
26th February 2019
Germany Nuremberg
Wearable Tech Show 2019
12th March 2019
United Kingdom London
AMPER 2019
19th March 2019
Czech Republic Brno Exhibition Centre