Sensor combina baixa potência com alta precisão

Posted By : Enaie Azambuja
Sensor combina baixa potência com alta precisão

 

Combinando baixo consumo de potência e alta precisão em um pacote de 1.6x1mm, o sensor digital de temperatura AS6200 foi anunciado pela ams. O dispositivo consome tipicamente apenas 6µA a uma proporção de medição de 4S/s e a sua saída de medição digital é tão precisa quanto ±0.4°C.

O AS6200, calibrado na fábrica, integra as funções necessárias em um único chip para um sistema de sensor de temperatura, facilitando o design do sensor, que é inserido em produtos com limitações de espaço ou alimentados por baterias.

O dispositivo consiste em um sensor bandgap de silício, um ADC, um processador de sinal digital e uma interface I2C serial. O DSP on-chip é responsável por todas as linearizações e calibragens, produzindo uma saída binária de 12 bits (0.0625°C de resolução).

Apesar de seu alto nível de integração, o AS6200 gasta muito pouca corrente. Operando em uma gama de fontes de 1.8-3.6V, o AS6200 gasta apenas 1.5µA a uma proporção de medição de 1S/s. A proporção de conversão pode ser configurada dentro de uma gama de 0.25 a 8Hz.

Em frequências de conversão baixas, o consumo de potência diminui. Em modo de descanso, no qual todas as funções do chip são desligadas, com exceção da interface serial, ele gasta apenas 0.1µA (típico).

O AS6200 cria novas oportunidades para fabricantes de dispositivos alimentados por baterias e dispositivos portáteis e vestíveis, a fim de implementar o sensor digital de temperatura dentro de novos designs sem ter que pagar uma multa por excesso de potência e espaço.

As soluções de controle do processo industrial e aplicações na IoT, tais como monitoramento em cadeia de frio, são aprimoradas significativamente, porque a economia de espaço e potência são conquistadas com o uso do AS6200.

A interface I2C do sensor permite com que dois dispositivos sejam conectados em apenas um bus.O sensor também possui um pino dedicado à função de alerta, a qual causa uma interrupção no MCU hospedeiro quando a medição de temperatura ultrapassa um limite de alta ou baixa temperatura configurado pelo usuário.

O AS6200 está disponível imediatamente em volumes de produção, a preços de €0.49 cada para quantidades de mil unidades. Uma placa de avaliação também está disponível online pela loja online da ams ICdirect.

Downloads


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Girls in Tech | Catalyst | 2019
4th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
EMO Hannover 2019
16th September 2019
Germany Hannover
Women in Tech Festival 2019
17th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris