Um ponteiro nanomecânico, um pequeno cilindro sustentado e movido por luz, mostrou-se capaz de mostrar o tempo no que talvez possa ser o menor relógio do mundo. Relógios de alta precisão e ultraminiaturizados são essenciais em nossas vidas diárias, estando no coração de tecnologias como o GPS e a internet, onde relógios estáveis definem a velocidade com que a informação pode ser recebida e transmitida.
Stefan Kuhn, da Universidade de Viena, na Áustria, desenvolveu um ponteiro incrivelmente estável para um relógio que marca o tempo pelas rotações de um cilindro de silício de tamanho micrométrico, levitado por luz. O pequeno rotor é impulsionado por pulsos de luz polarizada, que fazem com que ele gire um milhão de vezes por segundo.
A levitação por luz é essencial para manter o ponteiro estável, imune às variações ambientais. Por outro lado, sua rotação continua muito sensível ao seu ambiente. Isto significa que o ponteiro muito pequeno e muito preciso pode ser usado para medir propriedades do mundo em nanoescala com muita precisão - por exemplo, variações instantâneas de pressão em distâncias de micrômetros para baixo. Ou então, o cilindro levitado poderia ser movido através de um fluxo de gás para medir a turbulência, ou através de um feixe de átomos ou de luz para discernir suas propriedades.
A equipe afirma que, no futuro, pode ser possível usar este método até mesmo para testar os limites da física quântica.
Escreva um comentário
Sem comentários