Um gato entre os pombos

Posted By : Enaie Azambuja
Um gato entre os pombos

Os peixes-zebra (Danio rerio) encontram-se entre os organismos-modelo mais utilizados na ciência e medicina. Com o fim de aprimorar essas pesquisas, é importante observar os animais sem interferir em seu comportamento e garantir que suas condições sejam as mais estáveis possíveis. Desse modo, uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveu um peixe robô que interage com seus companheiros biológicos de forma pouco intrusiva.

A equipe criou mecanismos para que o peixe robótico apresentasse o mesmo comportamento dos peixes biológicos, incluindo sua velocidade linear, aceleração, distância entre indivíduos, vibrações e ritmo do movimento de suas barbatanas e cauda.

Os pesquisadores também desenvolveram um sistema em circuito fechado, no qual o robô não só influencia o comportamento dos peixes, como também adapta o seu próprio comportamento, aprendendo a se comunicar e se mover como eles. As pesquisas resultaram no aprimoramento do mecanismo de natação do robô.

Além de estudos de biomimética, biologia e de comportamento, o peixe robótico poderá se transformar em uma plataforma ideal para o desenvolvimento do aprendizado de máquina e da inteligência artificial.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de EPFL (École polytechnique fédérale de Lausanne)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester