Sensor permite controlar drones com movimentos das mãos

Posted By : Enaie Azambuja
Sensor permite controlar drones com movimentos das mãos

Mover robôs e drones apenas com movimentos das mãos - sem a necessidade de um controle remoto - já não é mais um sonho distante. Isto graças a um sensor feito de fibras piezorresistivas integradas em uma pulseira, que pode detectar os movimentos do pulso e da mão e convertê-los em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são tratados por um aparelho em formato de relógio, que então transmite os sinais adequados para dirigir o drone ou robô.

Esta tecnologia está sendo desenvolvida por Frank Clemens e Mark Melnykowycz, dos Laboratórios Empa, na Suíça. Na demonstração, Clemens move a mão para a esquerda e o drone se move para a esquerda; move-a para a direita e o drone vira à direita; ele fecha a mão e o pequeno quadricóptero pousa suavemente sobre a mesa. Isso significa que os robôs e outros equipamentos poderão ser movidos com movimentos muito simples e discretos.

Embora sensores de movimento não sejam novidade, até agora os movimentos vêm sendo registrados principalmente com o uso de sensores visuais, acelerômetros e giroscópios. No entanto, ainda há uma deficiência na resolução, ou seja, são necessários movimentos grandes e claros dentro de um intervalo de velocidade bem definido. 

O novo sensor, por outro lado, responde a movimentos naturais ínfimos. A combinação de sensores de aceleração, rotação e orientação com o novo sensor de fibra piezoelétrica facilitaria os comandos para controlar não apenas drones e robôs, mas também dispositivos do dia a dia, como o portão da garagem.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester