Robô ensina leitores a checar a veracidade de uma notícia

17th January 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Robô ensina leitores a checar a veracidade de uma notícia

 

A transmissão de notícias falsas (fake news) é cada vez mais frequente na internet. Reproduzidas diariamente, elas adquirem um alcance gigantesco e preocupante. O aumento dessa desinformação pode ser uma ameaça nas eleições de 2018. Governantes, eleitores e até jornalistas têm dificuldade de diagnosticar a veracidade de um conteúdo.

Com o intuito de diminuir as fake news, o site Aos Fatos fez uma parceria com o Facebook para desenvolver uma robô checadora de notícias, que atuará através do Messenger.

A jornalista Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos, explica que a robô não diz se a matéria é falsa ou não, mas, por meio de perguntas, faz com que o próprio leitor seja capaz de analisar o conteúdo. Assim, todos poderão checar informações de forma autônoma.

O professor Pablo Ortellado, do curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, acredita que essa educação para a mídia é um caminho extremamente necessário e, a partir dele, a forma como as notícias são consumidas e produzidas irá melhorar.

Também defende que os leitores devam adquirir uma postura crítica, sobretudo a respeito das informações que confirmam seus pensamentos, pois são estas as que não costumam ser verificadas. A robô será lançada apenas em junho, os testes terão início em abril.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Girls in Tech | Catalyst | 2019
4th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
EMO Hannover 2019
16th September 2019
Germany Hannover
Women in Tech Festival 2019
17th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris