Robótica

Exibindo 1 - 10 of 90

Robôs flexíveis de última geração possuem autocicatrização

Robôs flexíveis de última geração possuem autocicatrização
Uma classe de atuadores macios e flexíveis, mas acionados eletricamente, mostrou-se capaz de imitar de forma mais fiel em relação à expansão e à contração dos músculos naturais. Esses músculos artificiais flexíveis, que podem ser construídos a partir de uma ampla gama de materiais de baixo custo, são capazes de apresentar a auto-sensação de seus próprios movimentos e de se autoconsertar, representando um grande avanço na chamada 'soft robotics'.
17th January 2018

Robô ensina leitores a checar a veracidade de uma notícia

Robô ensina leitores a checar a veracidade de uma notícia
  A transmissão de notícias falsas (fake news) é cada vez mais frequente na internet. Reproduzidas diariamente, elas adquirem um alcance gigantesco e preocupante. O aumento dessa desinformação pode ser uma ameaça nas eleições de 2018. Governantes, eleitores e até jornalistas têm dificuldade de diagnosticar a veracidade de um conteúdo.
17th January 2018

Manequim conectado recebe prêmio no CES 2018

Manequim conectado recebe prêmio no CES 2018
No CES deste ano, em Las Vegas, é novamente impossível ignorar o alto número de empresas francesas. Com 365 empresas, comunidades e organizações, a França representa a terceira maior delegação, apenas perdendo para os Estados Unidos e a China. Um número de startups se tornou o foco principal com as suas inovações inesperadas, incluindo a Euveka, uma empresa francesa que foi premiada por seu manequim conectado.
12th January 2018


Primeiro passo em direção aos robôs do tamanho de células

Primeiro passo em direção aos robôs do tamanho de células
Uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, desenvolveu um exoesqueleto em escala microscópica que pode mudar rapidamente de forma ao detectar mudanças químicas ou térmicas em seu ambiente. Uma vez equipadas com cargas eletrônicas, fotônicas e químicas - algo que ainda não foi feito - essas máquinas em microescala poderão se tornar uma plataforma para a robótica na escala de tamanho dos microrganismos biológicos.
12th January 2018

Um gato entre os pombos

Um gato entre os pombos
Os peixes-zebra (Danio rerio) encontram-se entre os organismos-modelo mais utilizados na ciência e medicina. Com o fim de aprimorar essas pesquisas, é importante observar os animais sem interferir em seu comportamento e garantir que suas condições sejam as mais estáveis possíveis. Desse modo, uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveu um peixe robô que interage com seus companheiros biológicos de forma pouco intrusiva.
21st November 2017

Futebol entre robôs revoluciona a robótica

Futebol entre robôs revoluciona a robótica
Um projeto desenvolvido pelas universidades de Campinas (Unicamp) e Federal de São Paulo (Unifesp) utiliza simuladores de alta-fidelidade para desenvolver algoritmos de aprendizagem, que são a seguir transferidos para robôs reais. O trabalho destaca-se por reunir sistemas cognitivos que fazem os robôs aprenderem a enxergar as coisas, a se comportar e a tomar as decisões corretas, retransmitindo esses comportamentos e aperfeiçoando-os.
25th October 2017

Robô da USP é convidado para lutar sumô no Japão

Robô da USP é convidado para lutar sumô no Japão
Em dezembro, o robô Stonehenge, da equipe ThundeRatz da Escola Politécnica (Poli) da USP, pode ir ao Japão. O desafio? Participar de uma competição de sumô, a International Robot-Sumo Tournament. Caso vença uma pré-competição, marcada para um dia antes, outro robô da equipe, o Moai, também poderá lutar no torneio japonês. Todos com nome e logo personalizados, são os robôs que recebem os convites para as competições.
4th October 2017

Robô molecular pode originar moléculas

Robô molecular pode originar moléculas
Os robôs moleculares são capazes de realizar tarefas básicas, incluindo a construção de outras moléculas. Os pequenos nanorrobôs podem ser programados para mover cargas moleculares, utilizando um braço robótico, ou para juntar essas cargas para formar novas moléculas e compostos químicos. Cada nanorrobô individual, composto de apenas 150 átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, é capaz de manipular uma única molécula de cada vez.
21st September 2017

Uma mão robótica autodidata

Uma mão robótica autodidata
Pesquisadores alemães desenvolveram uma mão robótica que se familiariza com objetos por conta própria. O membro robótico, um computador e um programa de controle funcionam sem conhecimento prévio das características particulares dos objetos, sejam utensílios, pedaços de frutas ou ferramentas. Uma das aplicações previstas pela equipe são robôs de serviço capazes de adaptar-se de forma independente ao trabalho.
13th September 2017

Telerrobótica é promessa para a exploração espacial

Telerrobótica é promessa para a exploração espacial
A telerrobótica mostrou ser uma terceira via viável para a exploração espacial. Em lugar de mandar robôs espaciais que precisam esperar comandos a cada movimento, e evitando os custos e riscos do pouso de astronautas, o caminho pode ser enviar ao espaço robôs comandados em tempo real a partir de laboratórios virtuais que reproduzem o ambiente que o robô está explorando na Lua, em Marte ou em algum asteroide.
11th September 2017


Robótica documentos


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Building IoT products for smart healthcare market
8th February 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
Medical Japan 2018
21st February 2018
Japan INTEX Osaka
Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg