Engenheiros da NASA desenvolveram um 'tecido espacial' semelhante a uma cota de malha, as armaduras metálicas flexíveis muito usadas pelos cavaleiros medievais. Mas Raul Polit Casillas e colegas do Laboratório de Propulsão a Jato estão desenvolvendo têxteis metálicos avançados para aplicações no espaço, como na blindagem de espaçonaves ou para roupas de astronautas.
Seu protótipo com melhores resultados até agora é formado por pequenos quadrados de prata amarrados em conjunto, criando um tecido flexível. A equipe usou a fabricação aditiva - mais comumente conhecida como impressão 3D. Ou seja, ao invés de apenas criar a forma do tecido, a técnica permite incorporar também a função que se deseja dele durante a impressão.
Por exemplo, o tecido metálico é refletor de um lado, mas absorve a luz do outro, proporcionando um meio de gestão passiva do calor. Ele também se mantém forte, mesmo sendo flexível e dobrável.
Os tecidos metálicos flexíveis poderiam potencialmente ser úteis também para criar grandes antenas e outros dispositivos que possam ser desdobrados ao chegar ao espaço, economizando espaço nos foguetes. Tecidos metálicos também poderiam ser usados para proteger uma nave espacial de meteoritos, para trajes espaciais ou para capturar objetos na superfície de outro planeta.
Outro uso possível, já que este material flexível pode se amoldar a terrenos irregulares, pode ser a criação de novos tipos de 'pés' ou rodas - a NASA está buscando novas tecnologias para rodas depois que as rodas dos seus robôs marcianos degradaram-se muito antes do esperado.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Além de usar esses tecidos no espaço, os pesquisadores esperam que, no futuro, os astronautas possam fabricar uma variedade de materiais funcionais lá mesmo no espaço.
Escreva um comentário
Sem comentários