Computação utiliza "poeira mágica" de luz e matéria

6th October 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Computação utiliza "poeira mágica" de luz e matéria

 

A professora russa Natalia Berloff, atualmente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, tem um histórico de descobertas importantes, como quasipartículas que tornam a mecânica quântica visível a olho nu, além de ter ajudado a elucidar o mistério dos objetos tipo elétron não identificados.

Mas, há alguns anos, quando ela e colegas do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia da Rússia tentaram demonstrar que partículas quânticas poderiam ser usadas para desenvolver um novo tipo de computação, as revistas científicas acharam a ideia revolucionária demais e simplesmente se recusaram a publicar suas ideias, até então apenas teóricas.

Berloff propõe fazer computação usando quasipartículas que combinam luz e matéria, conhecidas como polaritons, e que estão na base de uma tecnologia emergente chamada plasmônica.

A ideia é utilizar os polaritons para que eles encham espaços vazios apontando diretamente para a solução mais simples para os problemas mais complexos. As previsões indicam que esse tipo de computação irá superar em velocidade e complexidade qualquer supercomputador atual e mesmo os futuros computadores quânticos.

Os pesquisadores desenvolveram a poeira mágica de polaritons disparando um laser sobre camadas empilhadas de átomos selecionados, como gálio, arsênio, índio e alumínio. Os elétrons nessas camadas absorvem e emitem luz de uma cor específica.

Os polaritons são dez mil vezes mais leves do que os elétrons e podem atingir densidades suficientes para formar um estado da matéria conhecido como condensado de Bose-Einstein, no qual as fases quânticas dos polaritons se sincronizam, criando um único objeto quântico macroscópico que pode ser detectado através de medições de fotoluminescência.

Finalmente, a equipe reproduziu polaritons nos vértices de um grafo arbitrário. À medida que os polaritons se condensam, suas fases quânticas se organizam em uma configuração que corresponde ao mínimo absoluto da função.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi