Produção

Exibindo 1 - 10 of 145

Física quântica ajuda a desenvolver metamateriais

Física quântica ajuda a desenvolver metamateriais
Um pequeno chip é a encarnação de um experimento que, até poucos anos atrás, os físicos considerariam impossível - ele demonstra em macroescala um fenômeno que só ocorre no reino da mecânica quântica, que opera na escala das moléculas e átomos para baixo. E o chip foi construído com um objetivo bem prático: criar um sistema de engenharia para projetar metamateriais que interagem com ondas de forma específica.
30th January 2018

Materiais ópticos podem produzir dispositivos flexíveis

Materiais ópticos podem produzir dispositivos flexíveis
Uma técnica que une microeletrônica com biotecnologia promete desenvolver classes inteiramente novas de materiais e dispositivos ópticos capazes de curvar a luz suavemente e produzir vários tipos de camuflagens e sistemas de invisibilidade. Utilizando DNA como elemento-chave, Qing-Yuan Lin e colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, desenvolveram nanopartículas metálicas de diferentes tamanhos e formas organizarem-se em duas e três dimensões para formar superredes opticamente ativas.
24th January 2018

Um passo em busca de um material invisível

Um passo em busca de um material invisível
Parece ficção científica. Mas, no mundo da ciência e da tecnologia reais, os pesquisadores vêm trabalhando há anos com o intuito de criar materiais invisíveis. Como definir esse tipo de material? Uma resposta simples e ainda assim correta seria dizer que, nele, a luz não se refletiria (como em um espelho), não se espalharia (como em um corpo translúcido) e não mudaria de cor (como em um vidro colorido).
19th January 2018


Material reduz custo de purificação de substâncias

Material reduz custo de purificação de substâncias
O esforço para contornar um obstáculo tecnológico identificado durante a tese de doutorado em biotecnologia de Willian Kopp resultou no desenvolvimento de um novo material para uso em pesquisa e em indústrias – uma micropartícula magnética de sílica porosa – e deu origem à empresa Kopp Technologies. Tudo começou em 2010, quando o pesquisador fazia seu doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com bolsa da FAPESP.
17th January 2018

Pele impressa substitui animais em teste de cosméticos

Pele impressa substitui animais em teste de cosméticos
Modelos de pele humana impressos em 3D para substituir animais em testes de cosméticos são o tema do trabalho da pesquisadora Carolina Motter Catarino, que acaba de receber um prêmio internacional. A pesquisa de doutorado realizada no Rensselaer Polytechnic Institute, em Troy (Estados Unidos), é uma das premiadas pelo The 2017 Lush Prize, destinado a descobertas sobre testes que eliminem o uso de animais.
16th January 2018

Como funciona a estrutura eletrônica de defeitos em grafeno

Como funciona a estrutura eletrônica de defeitos em grafeno
Um estudo conduzido no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) resolveu controvérsia que há muito se arrastava na comunidade internacional de pesquisadores dedicada à investigação de defeitos em folhas de grafeno. A controvérsia dizia respeito ao cálculo da estrutura eletrônica geral do defeito. Essa configuração, que comporta muitas variáveis, era descrita de diferentes maneiras, conforme o pesquisador e o modelo adotado.
3rd January 2018

Impressão 3D volumétrica produz peça em 10 segundos

Impressão 3D volumétrica produz peça em 10 segundos
Embora a manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D, esteja permitindo desenvolver peças com designs nunca antes possíveis, o impacto da tecnologia tem sido limitado pela característica impressão em camadas, que pode levar horas ou dias para produzir peças tridimensionais, dependendo da complexidade. Essa limitação agora começou a ser derrubada graças a uma técnica de impressão 3D que usa imagens projetadas a laser como se fossem hologramas.
19th December 2017

Impressão 3D estabelece biofábricas vivas

Impressão 3D estabelece biofábricas vivas
Pesquisadores da ETH Zurich desenvolveram uma biotinta para imprimir superfícies com bactérias vivas, tornando possível produzir materiais biológicos capazes de quebrar substâncias tóxicas ou produzir materiais de alta pureza para aplicações biomédicas. A ideia da equipe é utilizar suas tintas bacterianas para produzir minúsculas fábricas bioquímicas, selecionando as bactérias adequadas para gerar diversos produtos com as propriedades desejadas.
14th December 2017

Nanofabricação extrema: a menor Mona Lisa do mundo

Nanofabricação extrema: a menor Mona Lisa do mundo
Nas últimas semanas, as técnicas de nanofabricação, a fabricação de estruturas medidas na faixa dos nanômetros, foram levadas ao seu limite - o que, na verdade, demonstrou que talvez não haja limites para elas. Grigory Tikhomirov, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, usou a já tradicional técnica do origami de DNA para construir a menor reprodução já feita do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
13th December 2017

Biomaterial de baixo custo gera eletricidade

Biomaterial de baixo custo gera eletricidade
Descoberta abriu caminhos para a coleta de energia, a geração de eletricidade a partir do meio ambiente em quantidade suficiente para alimentar pequenos aparelhos portáteis. Sarah Guerin, da Universidade de Limerick, na Irlanda, descobriu que a biomolécula glicina gera uma quantidade substancial de eletricidade quando é pressionada ou comprimida - ou seja, essa biomolécula possui um tipo de piezoeletricidade.
13th December 2017


Produção documentos


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Medical Japan 2018
21st February 2018
Japan INTEX Osaka
Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester
Factories of the Future Expo 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester