Bateria pode se autodestruir em cerca de 30 minutos

10th August 2016
Posted By : Enaie Azambuja
Bateria pode se autodestruir em cerca de 30 minutos

Yuanfen Chen, da Universidade de Iowa, está desenvolvendo uma bateria que é capaz de se autodestruir rapidamente. Os chamados "eletrônicos transientes" são equipamentos que precisam funcionar por um tempo e depois se degradam. Isso inclui implantes médicos que possam eliminar a necessidade de uma segunda cirurgia para remoção do aparelho, pílulas eletrônicas para realizar exames ou liberar medicamentos aos poucos, sensores para monitorar o meio ambiente e uma série de outras possibilidades.

Chen produziu uma bateria de íon-lítio que fornece uma tensão de 2,5 V e possui energia suficiente para alimentar uma calculadora de bolso por 15 minutos, o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações que se tem em mente.

As dimensões da bateria também são apropriadas para as aplicações, medindo 5 x 6 milímetros e 1 milímetro de espessura.

Após a sua operação, a bateria se dissolve inteiramente em cerca de 30 minutos quando é imersa em água. A água dissolve o invólucro polimérico da bateria e os eletrodos. Restam as nanopartículas do material responsável pela reação química de liberação de energia, que apenas se dispersam na própria água.

Em um futuro próximo, as baterias degradáveis poderão sofrer o mecanismo de autodestruição devido a diferentes agentes, como líquidos, luz ou calor.

Segundo a equipe, esta é a primeira bateria transiente que apresenta a capacidade de energia, a estabilidade e a durabilidade requeridas por aplicações práticas. No entanto, o uso em aplicações na área da saúde dependerão do desenvolvimento de nanopartículas biocompatíveis.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Sensor+Test 2019
25th June 2019
Germany Nürnberg Messe
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris
Engineering Design Show 2019
16th October 2019
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
ELIV 2019
16th October 2019
Germany Bonn World Conference Center