Arduino Yun Mini é projetado para engenheiros e estudantes

16th July 2015
Posted By : Ernesto Dias
Arduino Yun Mini é projetado para engenheiros e estudantes

A nova placa Arduino Yun Mini se junta ao portfólio de placas de desenvolvimento open-source da RS Components. Projetada para engenheiros, amadores e estudantes, a placa é uma nova versão da Arduino Yun WiFi, redesenhada para ser usada com um proto board para facilitar a prototipagem, além de ter a mesma funcionalidade em um dispositivo leve e compacto.

A Yun Mini tem dimensões aproximadas da placa de 71,1mm x 22,9mm, menos da metade da área da placa Arduino Yun. Além disso, pesando 16g, a placa tem metade do peso da Yun. O tamanho menor da placa é ideal para uso em espaços pequenos e especialmente automação doméstica, onde dispositivos menores em caixas menores podem melhorar a flexibilidade na hora de instalar.

O Yun Mini é uma PCB para proto board de baixo custo, com um microcontrolador ATmega32u4 e o IC Atheros AR9331 da Qualcomm com uma CPU MIPS 24K, que opera a até 400MHz e suporá Linino, uma distribuição Linux baseada em OpenWRT.

Uma biblioteca permite a comunicação entre os dois processadores, dando aos programas Arduino a habilidade de rodar shell scripts, comunicar com interfaces de rede, e receber informações do processador AR9331.

A placa suporta WiFi e 20 pinos de saída/entrada digitais, sete dos quais podem ser usados como saídas PWM e 12 como entradas analógicas. Outras especificações incluem um oscilador cristal de 16MHz, conector microUSB, uma cabeça ICSP, dois botões de reset e um botão do usuário.

O Yun Mini é similar ao Arduino Leonardo, sendo que o microcontrolador tem comunicação USB inclusa, eliminando a necessidade de um processador secundário, o que permite que o Yun Mini se apresente ao computador conectado como um mouse e teclado, ou como uma porta serial/COM virtual.

A placa pode ser personalizada com até dois dos três acessórios disponíveis: Uma porta Ethernet 10/100Mbps (dogRJ45); um conector USB tipo A com hub USB 2.0 e slot mini SD para estender a memória da placa (dogUSB); ou uma porta USB tipo A com 4GB de memória Flash integrada (dogUSB eMMC).

A placa pode ser alimentada pela conexão microUSB com 5VDC, que é a opção recomendada. Porém, 5VDC regulados também podem ser usados para alimentar a placa via o pino Vin.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2019
26th November 2019
Germany Nuremberg Messe
Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi