Processador de luz multifuncional torna-se realidade

20th October 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Processador de luz multifuncional torna-se realidade

Uma equipe da Espanha e do Reino Unido desenvolveu um núcleo de processador fotônico multifuncional, baseado em silício e que, mais importante, emprega uma única arquitetura de hardware. Desta forma, seu funcionamento é similar ao dos microprocessadores eletrônicos, onde um hardware comum é programado para executar qualquer operação desejada.

"A abordagem seguida por este trabalho representa uma mudança de paradigma no campo da fotônica integrada, dos circuitos integrados fotônicos para aplicações específicas até dispositivos genéricos e programáveis, da mesma forma que aconteceu no campo da eletrônica nos anos 1980," destacou o professor José Capmany, da Universidade Politécnica de Valência.

A arquitetura consiste em uma malha de guias de onda em formato de favo de mel implementada por acopladores de luz conectados em cascata. A configuração dos acopladores básicos, que são independentes entre si, permite a definição de esquemas de interconexão flexíveis, bem como a definição de diferentes circuitos de processamento do sinal óptico.

O chip foi projetado para permitir a configuração de 100 circuitos de processamento de sinais fotônicos. Até o momento, porém, a equipe já demonstrou seu funcionamento com 30 configurações diferentes.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Universitat Politècnica de València

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Connected World Summit 2019
22nd October 2019
United Kingdom The Business Design Centre, London
Hotspots Specials 2019
24th October 2019
Germany Böblingen, Germany
IoT Solutions World Congress 2019
29th October 2019
Spain Barcelona
Maintec 2019
30th October 2019
United Kingdom NEC, Birmingham
NOAH Conference 2019
30th October 2019
United Kingdom Old Billingsgate, London