OLasers: conheça o universo dos lasers orgânicos

4th August 2017
Posted By : Enaie Azambuja
OLasers: conheça o universo dos lasers orgânicos

Pesquisas sobre semicondutores orgânicos para o desenvolvimento de componentes optoeletrônicos conduziram os pesquisadores a uma ampla variedade de aplicações. Entre elas estão os OLEDs, utilizados em telas de TV e celulares. Apesar desse rápido progresso, um dos grandes objetivos da área, que é a construção de um laser de bombeamento elétrico a partir de materiais orgânicos, ainda não foi alcançado.

No entanto, um projeto está a caminho de desenvolver OLASERs. A pesquisa está sendo realizada pelas universidades de Heidelberg, na Alemanha, e de St Andrews, na Escócia. O trabalho da equipe se concentrou no acoplamento entre luz e matéria no interior de nanotubos de carbono semicondutores.

Quando os fótons e os excitons trocam energia rapidamente entre si, eles formam novas quasipartículas conhecidas como excitons-polaritons, que têm a característica de emitir luz. Sob certas condições, essas emissões podem assumir propriedades similares às da luz laser.

A fim de utilizar eletricidade para gerar excitons-polaritons dentro dos nanotubos de carbono, Arko Graf e colegas da Universidade de Heidelberg desenvolveram um transístor emissor de luz com uma densa camada de nanotubos de carbono e então incorporado entre dois espelhos metálicos.

Devido à extrema estabilidade e à alta condutividade proporcionada pelos nanotubos de carbono, as densidades de corrente e, portanto, as densidades de polaritons obtidas foram várias ordens de magnitude acima de qualquer valor obtido anteriormente.

Segundo a equipe, esse evento demonstra a praticidade futura de um laser de polaritons eletricamente bombeado.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Heidelberg University

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester