Processador quântico roda 9 qubits supercondutores

10th June 2016
Source: Google
Posted By : Enaie Azambuja
Processador quântico roda 9 qubits supercondutores

Pesquisadores do Google e da Universidade do País Basco, na Espanha, anunciaram detalhes de uma abordagem para desenvolver um computador quântico. A equipe propõe unir duas das principais tendências da computação quântica atual. A primeira abordagem, uma técnica padrão chamada de "computação quântica digital", consiste em usar qubits que são interligados para formar portas lógicas quânticas, de maneira similar às portas lógicas eletrônicas dos computadores atuais.

Cada porta lógica realiza um tipo específico de operação, de modo que elas devem ser programadas de antemão, usando algoritmos que são específicos para cada problema.

A segunda abordagem, chamada de "computação quântica analógica", utiliza qubits supercondutores, que não interagem uns com os outros, mas partem de um estado fundamental para produzir uma dinâmica contínua que obtém a solução ótima para problemas genéricos.

A técnica é chamada de "recozimento quântico" e produz processadores quânticos conhecidos como adiabáticos - tecnologia utilizada pela empresa D-Wave, que lançou o primeiro computador quântico no mercado.

No experimento, realizado nos laboratórios do Google em Santa Bárbara, bits quânticos supercondutores foram usados para digitalizar um computador quântico analógico. Para isso, o problema a ser resolvido foi dividido em uma sequência de portas lógicas quânticas, permitindo obter a computação quântica com a maior complexidade já alcançada até agora: 9 qubits supercondutores gerando mais de mil portas lógicas.

Além de demonstrar que a estratégia híbrida permite a solução de problemas universais, o sistema é muito rápido. Em seguida, os pesquisadores pretendem incorporar um sistema de correção de erros.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi