Incubadora de empresas na USP ajuda a concretizar projetos

23rd May 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Incubadora de empresas na USP ajuda a concretizar projetos

Empresas inovadoras que deram os primeiros passos no Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen, têm se destacado com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 20 anos, foram investidos cerca de R$ 360 milhões e 14% dos projetos aprovados pelo Pipe foram para startups do Cietec.

O programa apoia pesquisas científicas e tecnológicas para micros, pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo. Entre os projetos aprovados, mais de 250 foram de startups encaminhadas pelo Cietec em diversas áreas.

Dentre elas, existem empresas especializadas em soluções tecnológicas de esterilização de equipamentos médicos, jogos eletrônicos e aplicações de realidade virtual.

Os critérios para escolha das propostas financiadas são baseados na qualidade da pesquisa, relevância social e no sucesso mercadológico que o produto poderá alcançar. Conheça alguns casos de sucesso.

Autoclave Ozônio (esterilizador)

A Brasil Ozônio, empresa especializada em solução tecnológicas a partir do ozônio, desenvolveu o Autoclave Ozônio, um equipamento para esterilização de materiais de uso médico-hospitalar à base de ozônio. O equipamento é mais seguro, eficiente e econômico do que os sistemas utilizados até o momento. O apoio Pipe possibilitou melhoria nos equipamentos e aumento na participação no mercado. A autoclave ozônio revoluciona o processo de esterilização de materiais cirúrgicos incluindo materiais termossensíveis. O equipamento é simples e pode ser instalado em hospitais ou clínicas.

7 VRWonders – dinossauros

A VR Monkey, especialista em jogos eletrônicos e aplicações de realidade virtual, desenvolveu o projeto 7VRWonders – 7 maravilhas do Mundo Antigo em Realidade Virtual. A tecnologia foi construída com recurso de computação gráfica e é voltada para a área do ensino de história e arqueologia. O software permite a visitação de lugares da antiguidade. A VR Monkey recebeu aporte do Pipe 1 para desenvolver o 7VRWonders – 7 Maravilhas do Mundo Antigo em Realidade Virtual, do Pipe 2 para o projeto Dinos do Brasil e do PIPE 3 para o Laboratório do Futuro.

Dispositivo de leitura RFID

Especializada em soluções corporativas para Internet das Coisas, a Nexxto recebeu apoio do PIPE 1 para construção do projeto Dispositivo de Leitura RFID (Identificação por Radiofrequência) Integrado e do PIPE 2, para construção do protótipo. Uma das aplicações desta tecnologia seria em lojas e supermercados substituindo o trabalho manual de leitura dos códigos de barras.

Sistema aviônico certificável

Especializada na fabricação e operação de sistemas aéreos não tripulados (VANTs) para aplicações na engenharia, agronomia, topografia e defesa, a XMobots recebeu o PIPE 1 e o PIPE 2 para o seu projeto de criação de um sistema aviônico certificável para os VANTS na aplicação civil. Depois recebeu mais um PIPE 1 para a sua estação de controle com padrão militar para os VANTS.

Stent coronário

A Innovatech é uma empresa especialista em corte a laser, técnica fundamental na fabricação de dispositivos metálicos utilizados na medicina, sendo o mais importante deles o stent coronário usado na desobstrução de artérias do coração. O apoio Pipe foi utilizado para aquisição de equipamentos sofisticados de última geração e continuidade e execução do projeto.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SENSOR+TEST 2018
26th June 2018
Germany Nürnberg Exhibition Centre
European Microwave Week 2018
23rd September 2018
Spain Ifema Feria De Madrid
Engineering Design Show 2018
17th October 2018
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
electronica 2018
13th November 2018
Germany Messe Munchen
SPS IPC Drives 2018
27th November 2018
Germany Nuremberg