Descubra o acelerador de partículas da USP

9th August 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Descubra o acelerador de partículas da USP

Na imagem, temos uma vista aérea dos prédios do Instituto de Física (IF) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. O nome da unidade se destaca nessa grande torre, mas você sabe o que tem dentro dela? Ali está o acelerador Pelletron, instalado o Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do Departamento de Física Nuclear (DFN).

O equipamento é uma máquina eletrostática do tipo Tandem – em outras palavras, um gerador de eletricidade em alta tensão que aproveita o campo elétrico produzido em duas etapas – utilizada para pesquisas com íons pesados.

Embora sua existência possa ser desconhecida por parte da comunidade universitária, o acelerador de partículas é o motivo pelo qual foi construída a imensa torre do IF, em 1972. São 34,65 metros de altura, sendo que o equipamento ocupa três dos dez andares existentes.

Além de abrigar o acelerador, é no interior da torre onde ocorre todo o transporte dos feixes iônicos com os quais o LAFN trabalha, que vão do oitavo andar, saindo da fonte de íons, ao térreo, chegando nas canalizações da área experimental, cada uma dedicada a uma finalidade de pesquisa específica. Quer saber mais sobre o Pelletron? Assista ao vídeo abaixo.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

CES 2018
9th January 2018
United States of America Las Vegas, Nevada
Developing wearable products: technology and opportunities
17th January 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester