Boas vibrações para o futuro da computação

Posted By : Enaie Azambuja
Boas vibrações para o futuro da computação

Uma tecnologia alternativa de computação baseada em vibrações mecânicas produzidas no interior de MEMS acaba de ser demonstrada. Para Saad Ilyas, Nizar Jaber e Mohammad Younis, da Universidade Rei Abdullah, na Arábia Saudita, portas lógicas construídas com esses mecanismos vibratórios podem se tornar uma alternativa viável para a próxima geração de computadores eficientes e de baixa potência.

Esses interruptores mecânicos vibratórios podem ser conectados em cascata para realizar operações computacionais complexas, levando a computação significativamente mais longe do que as tecnologias atuais permitem.

A proposta é desenvolver processadores que não sejam baseados em corrente elétrica, mas em vibrações mecânicas excitadas por entradas elétricas multifrequenciais.

Os MEMS foram estudados antes com vistas à execução de operações lógicas, como em processadores mecânicos capazes de resistir à radiação de um reator nuclear e na piezoeletrônica. Contudo, tem sido problemático criar um modo de operação que permita que as portas lógicas MEMS sejam conectadas em cascata para formar funções computacionais mais complexas e genéricas.

O trio saudita superou esse desafio com uma nova técnica para realizar operações lógicas usando MEMS com base na mistura de frequências, o que tem grande potencial para cascateamento.

A equipe demonstrou várias operações lógicas em uma única frequência operacional, o que é um passo importante para o cascateamento. O próximo passo será utilizar a proposta multifrequencial, que será então a demonstração definitiva da computação mecânica baseada em ressonância.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de KAUST (King Abdullah University of Science & Technology)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2019
26th November 2019
Germany Nuremberg Messe
Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi