As incríveis luvas da Ziro

6th January 2016
Posted By : Enaie Azambuja
As incríveis luvas da Ziro

Ainda que o adorável robô deslizante BB-8 da Sphero tenha recebido grande atenção por causa de seu novo sistema de controle 'Force Band', outro andróide, muito conhecido, foi enviado para a realização de pequenas tarefas com apenas alguns movimentos dos dedos. Porém, diferentemente do primeiro, o charmoso robô R2-D2 foi feito de partes de cartolina, recortadas à mão, e um novo kit modular de robótica, que poderia fornecer uma plataforma para uma forma de inovação totalmente diversa. 

Esse R2-D2 foi desenvolvido pela Ziro e divulgado no CES como o primeiro sistema modular de educação robótica do mundo a ser controlado por gestos manuais. O kit conecta uma série de blocos robóticos simples e sem fio - cada um é capaz de torcer (como o eixo de uma roda) e dobrar (como um braço) - a uma luva que contém sensores inteligentes. Ao combinar os blocos utilizando quase tudo que estiver à disposição, de peças de Lego a recipientes e rodas, usuários podem criar robôs complexos e interativos, sem a necessidade de escrever uma única linha de códigos.

Segundo os desenvolvedores do ZeroUI, o conceito permite com que crianças experimentem construir e controlar máquinas de uma maneira completamente instintiva, transformando a robótica em um processo tão tátil e divertido quanto a construção de um kart ou uma casa na árvore. Construa um robô no estilo de um Mars rover, gire a sua mão, e o robô irá girar. Construa um braço robótico, dobre os dedos, e o braço irá dobrar.

Um aplicativo de smartphone também tornará possível a codificação de máquinas mais complexas. Mas, segundo Karthik Ramani, cientista, ex-professor de engenharia mecânica da Purdue e co-fundador do motor de busca visual VizSeek, a ideia essencial é liberar o acesso do desenvolvimento de robôs àqueles que não poderiam acreditar na realização de tal ação.

"O uso de gestos para controlar coisas será muito natural, não apenas em robôs, como também para toda a tecnologia subseqüente. Queremos que crianças deixem os seus celulares e tablets e interajam com o mundo físico," ele afirma. "Você não precisa aprender. Você não está manuseando um controlador."

Na prática, a luva é interativa, mas ainda rudimentar: é brilhante e responsiva, mas claramente é ainda um protótipo inicial. Ainda assim, como uma prova de conceito, é difícil negar que construir um dinossauro robô, e fazer com que ele voe com o simples ato de fechar a mão, não é nada menos do que extremamente divertido. A Ziro será lançada primeiramente na plataforma de financiamento colaborativo IndieGoGo, com um kit de luva de dois módulos que custará em torno de $149 e um kit de quatro módulos que custará $199, o qual também contém partes de um rover, um dróide deslizante e um cão robô.

Eventualmente, Ramani espera tornar possível que os controles manuais sejam diretamente anexados à pele - assim, os robôs poderiam ser controlados sem qualquer interface visível. Isto também poderia ser aplicado para sistemas de realidade virtual aumentada, tais como o Hololens da Microsoft, o qual também necessitará de novos tipos de interfaces de controle.

"O futuro é constituído por ações e gestos que interagem com o espaço", afirma. 

A Ziro é apoiada pela American National Science Foundation e pela Purdue Research Foundation, e também planeja desenvolver novos módulos, a incluir uma unidade 'extensível' para a fabricação de novos tipos de máquinas e movimentos possíveis.

"Você pode construir o que quiser a partir de sua imaginação," afirma. "Há muitas direções que essa tecnologia poderá tomar."


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi