Processadores SHARC chegam a 24GFLOPS com menos de 2W

Posted By : Ernesto Dias
Processadores SHARC chegam a 24GFLOPS com menos de 2W

A Analog Devices anunciou oito processadores SHARC com desempenho de pico de mais de 24GFLOPS com dois núcleos SHARC+ e aceleradores DSP avançados (FFT, FIR, IIR).

As linhas ADSP-SC58x e ADSP-2158x consumem menos de 2W operando em altas temperaturas, sendo cinco vezes mais eficientes do que produtos SHARC existentes e duas vezes mais eficientes do que competidores similares. Esta vantagem permite alto desempenho de processamento de sinais digitais para aplicações onde o gerenciamento de calor é o fator limite do consumo de energia, ou aplicações onde ventiladores não podem ser usados.

A integração e baixo consumo dos processadores permite economizar na BOM e na área da placa, reduzindo a complexidade do projeto e permitindo chegar ao mercado mais rápido. Aplicações possíveis incluem os mercados automotivo, bens de consumo, equipamento de áudio, controle de motores em múltiplos eixos, e sistemas de distribuição de energia.

A linha ADSP-SC58x complementa os núcleos SHARC+ com a adição de um processador ARM Cortex-A5, com extensões FPU e Neon DSP para lidar com tarefas de preocessamento em tempo real adicionais e lidar com periféricos. Estes periféricos incluem interfaces Ethernet, USB, de armazenamento, PCI Express, e outras opções de conectividade para simplificar o projeto do sistema.

A linha ADSP-2158x, sem o núcleo ARM, é projetada para aplicações onde um coprocessador DSP costuma ser necessário, e inclui dois núcleos SHARC+ e aceleradores DSP com uma linha de periféricos compatíveis. Com a proteção da propriedade intelectual de software sendo cada vez mais importante na indústria, o dispositivo inclui segurança ARM TrustZone e hardware de criptografia embarcado. Inclui também hardware de paridade de memória e correção de erros, para melhor confiabilidade.

Os processadores são suportados pelo ambiente de desenvolvimento CrossCore Embedded Studio. Além disso, a ADI e a Micrium colaboraram para oferecer kernels µC/OS-II e µC/OS-III nos núcleos SHARC+ e ARM, além dos stacks de USB host, USB device, e sistema de arquivos para o ARM Cortex-A5.

A Analog Devices também fornece um add-in Linux para o CrossCore Embedded Studio, permitindo que usuários tenham acesso a todo o software disponível para sistemas Linux embarcados, rodando no ARM Cortex-A5.

Amostras, e o conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento, estão disponíveis agora. Opções incluem um ou dois núcleos SHARC+, com ou sem o núcleo ARM, várias configurações de periféricos, e duas alternativas de invólucro BGA 19x19mm.

Estão disponíveis também placas de desenvolvimento ADSP-SC58x EZ-KIT-Lite e emuladores ICE-1000/2000.

Downloads


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Girls in Tech | Catalyst | 2019
4th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
EMO Hannover 2019
16th September 2019
Germany Hannover
Women in Tech Festival 2019
17th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris