Linha de MCUs de 8 bits para aplicações IoT de baixo consumo

24th February 2015
Posted By : Ernesto Dias
Linha de MCUs de 8 bits para aplicações IoT de baixo consumo

A Silicon Labs lançou a nova geração de MCUs de 8 bits, projetadas para as aplicações de baixo consumo de energia e pequenas dimensões, comuns na IoT (Internet das coisas). A série EFM8 de MCUs inclui três linhas de MCUs altamente integradas e ricas em periféricos, otimizadas para uma relação custo-desempenho excepcional, controle de interfaces touch capacitivas de baixa potência, e conectividade USB simplificada.

As MCUs EFM8 trazem simplicidade, eficiência, desempenho e integração líderes na indústria para toda aplicação de 8 bits que desenvolvedores de dispositivos embarcados podem imaginar: Automação doméstica e predial, vestíveis, bens de consumo, brinquedos, controle de motores, e IoT industrial.

“Os principais fornecedores de MCUs continuam avançando a eficiência e integração de soluções de 8 bits, de modo a manter este mercado de MCUs crescendo no futuro próximo,” disse Tom Hackenberg, principal analista de MCUs para a IHS Technology. De acordo com a IHS, o mercado de 8 bits vai se aproximar de $7 bilhões em 2015, e crescerá até 7,8 bilhões em 2018 ao continuar a sustentar mais de um terço da renda anual do mercado de MCUs. Este crescimento gradual é sustentado pela demanda do mercado por MCUs com preços abaixo de $0,50, tamanhos minúsculos, baixíssimo consumo de energia, software eficiente e simplicidade de design – características necessárias em dispositivos na IoT. A Silicon Labs projetou a série EFM8 para ter a melhor funcionalidade na categoria dentro de todas estas áreas críticas.

A série de MCUs EFM8 supre as necessidades dos desenvolvedores da IoT com uma combinação de funções e capacidades, incluindo o núcleo 8051 de alta velocidade, periféricos de comunicação analógica precisos, osciladores integrados, cápsulas de tamanho pequeno, e uma arquitetura “crossbar” avançada que permite multiplexing analógico e digital avançados, para facilitar o projeto de PCBs e roteamento de pinos de I/O.

A série EFM8 Bee inclui três linhas de MCUs otimizadas para as necessidades de desenvolvedores e aplicações específicas – O nome Bee, “Abelha”, realça a escalabilidade, desempenho, eficiência e alta produtividade da plataforma EFM8.

As MCUs EFM8BB “Busy Bee” tem um equilíbrio ideal entre desempenho, eficiência e custo para aplicações de baixo custo. Com velocidades até 50Mhz e memória flash de 2-16kB, as MCUs tem diversos periféricos de alto desempenho, incluindo um ADC de 12 bits. São adequadas para aplicações de controle de motores (Brinquedos, ventiladores e ferramentas), fontes de alimentação, carregadores de bateria, controladores de sensores, bens de consumo e pontes de comunicação.

As MCUs EFM8SB “Sleepy Bee” são os dispositivos de 8 bits mais econômicos da Silicon Labs, com consumo de energia em modo sleep mínimo (50nA com retenção total de memória e detecção de falha de alimentação), e tempo de acordar de 2µs. Velocidades do núcleo chegam a 25MHz, e memórias flash de 2 a 64kB. As MCUs integram um controlador de sensores capacitivos que é o melhor da categoria, oferecendo uma capacidade de wake-on-touch de menos de 1µA, eliminando a necessidade de chaves liga/desliga em alguns produtos. Estas MCUs econômicas são ideais para dispositivos com interfaces de toque e baterias, na IoT e em aplicações industriais que exigem longa vida de bateria e interfaces humanas com baixo consumo de energia.

As MCUs EFM8UB “Universal Bee” são a principal solução de conectividade USB de 8 bits na indústria, com velocidades de até 48MHz e flash de 8-64kB. As MCUs combinam um oscilador interno de alta precisão, circuito de recuperação de clock, e um transceiver USB de alta velocidade integrado. Versões de baixo consumo podem reduzir o consumo de energia do USB em até 90%. Um módulo de detecção de carregador de bateria no chip reduz a BOM e o custo do sistema. A integração excepcional de periféricos, e formato pequeno das MCUs reduz dramaticamente o custo e complexidade de acrescentar um conector USB a dispositivos médicos pessoais, vestíveis, pontes de comunicação, brinquedos, controles remotos e termostatos.

A Silicon Labs suporta a linha de MCUs EFM8 com ferramentas de software e hardware completas, oferecendo uma experiência ideal ao desenvolvedor logo do primeiro momento. A plataforma de desenvolvimento aprimorada Simplicity Studio da Silicon Labs oferece um ambiente de desenvolvimento unificado para dispositivos de 8/32 bits e wireless, simplificando e acelerando o projeto de dispositivos de 8 bits com acesso imediato a depuradores e plugins do Eclipse, ferramentas de compilação Keil PK51, suporte a ferramentas de terceiros, um profiler de sensores capacitivos, demonstrações, exemplos de software, data sheets, notas de aplicação, suporte técnico e comunidade online.

“A linha EFM8 incorpora o futuro das soluções de MCUs de 8-bits para IoT da Silicon Labs, fornecendo uma combinação de custo, desempenho, eficiência, integração de periféricos e flexibilidade,” disse Daniel Cooley, vice-presidente e diretor geral, MCUs e produtos sem fio, Silicon Labs. “Nossos clientes de MCUs adotaram o nosso núcleo 8051, a integração excepcional de sinais mistos, e o conjunto superior de periféricos, permitindo-os que criem aplicações 8-bit maravilhosas em espaços pequenos e com orçamentos de consumo de energia e custo muito baixos. Desenvolvedores também apreciam o quão rápido é começar um projeto em 8 bits com o nosso ambiente de desenvolvimento Simplicity Studio.”

Quantidades de amostra e de produção das MCUs EFM8 da Silicon Labs estão disponíveis em uma variedade de invólucros pequenos QFN, QSOP, SOIC e QFP.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2019
26th November 2019
Germany Nuremberg Messe
Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi