Circuito lógico desenvolvido com transistores de diamante

17th August 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Circuito lógico desenvolvido com transistores de diamante

Engenheiros da Universidade de Fudan, Japão, apresentaram o primeiro circuito lógico construído com transistores à base de diamante. Enquanto versões anteriores de chips de diamante fossem híbridos de válvulas e semicondutores, o novo circuito foi desenvolvido com base nos MOSFETs, transistores de efeito de campo (FET) baseados em semicondutores de óxidos metálicos (MOS).

Os chips de diamante são apropriados para aplicações em ambientes extremos de temperatura, pressão e radiação - como no espaço ou em equipamentos no interior de usinas e fábricas, por exemplo.

O diamante tem alta mobilidade de cargas elétricas, elevada condutividade térmica e é muito resistente, o que o torna um material promissor para o desenvolvimento de circuitos integrados que devem funcionar de forma estável em alta temperatura, alta frequência e alta potência.

Contudo, vinha sendo um desafio controlar a polaridade dos transistores de diamante e fabricar no mesmo substrato MOSFETs que operem em modo de depleção e em modo de acumulação.

Jiangwei Liu e colegas desenvolveram uma técnica de fabricação inédita que permite construir uma interface precisa entre vários óxidos semicondutores e os diamantes - a descrição da técnica está em processo de patenteamento.

Com a demonstração de um circuito funcional, o próximo passo da equipe será construir chips de maior complexidade, que possam ser utilizados em aplicações reais, eventualmente eliminando os caros e complicados sistemas de proteção antirradiação, antitérmica e anti-raios cósmicos que os chips de silício exigem para ser utilizados em condições extremas.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de 复旦大学 Fudan University

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Sensor+Test 2019
25th June 2019
Germany Nürnberg Messe
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris
Engineering Design Show 2019
16th October 2019
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
ELIV 2019
16th October 2019
Germany Bonn World Conference Center