Chip quântico detecta autenticidade de produtos

12th July 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Chip quântico detecta autenticidade de produtos

Chip poderá funcionar como uma etiqueta antifalsificação, a ser incorporada em produtos para atestar sua procedência e autenticidade. O método utilizado provém da tecnologia quântica, o que torna o próprio chip virtualmente imune a falsificações. Yameng Cao e colegas da Universidade Lancaster, desenvolveram um sistema de identificação baseado nas irregularidades em nível atômico encontradas na superfície de materiais monoatômicos, como o grafeno.

Em escala atômica, a física quântica amplifica essas irregularidades, possibilitando criar uma 'impressão digital' do material que pode ser incorporada em dispositivos eletrônicos simples e em etiquetas ópticas.

A equipe demonstrou o funcionamento da técnica através de um aplicativo no celular que pode detectar se um produto é autêntico ou falso utilizando a câmera do próprio celular.

Espera-se que, quando a tecnologia for adotada comercialmente, os próprios consumidores possam conferir se um produto é autêntico ou falsificado de maneira rápida e eficaz. O aplicativo lê o número registrado na etiqueta e consulta a base de dados do fabricante para saber se aquele é um produto válido. O novo chip poderá chegar ao mercado no início de 2018.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Lancaster University

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg
Industry 4.0 Summit 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester
Factories of the Future Expo 2018
28th February 2018
United Kingdom Manchester
Power supply design seminar 2018
1st March 2018
United Kingdom