Primeira escrita digital em moléculas sintéticas

Posted By : Enaie Azambuja
Primeira escrita digital em moléculas sintéticas

Utilizando a técnica de espectrometria de massas, químicos conseguiram, pela primeira vez, ler vários bytes de dados digitais gravados em escala molecular. Abdelaziz Al Ouahabi e colegas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) utilizaram polímeros sintéticos, que são mais estáveis e mais simples de trabalhar do que moléculas naturais, como o DNA, apropriado para o armazenamento de dados pela eletrônica molecular.

Os bits são gravados em elementos do polímero conhecidos como monômeros, que ocupam um espaço 100 vezes menor do que os bits dos discos rígidos atuais. Os polímeros são formados por dois tipos de monômeros, com grupos fosfato correspondentes a 0 e 1.

Após cada conjunto de oito desses bits - um byte - foi adicionado um separador molecular. O primeiro passo na leitura da informação é dividir o polímero em bytes, identificando os separadores; a seguir, as ligações fosfato são quebradas para o sequenciamento de cada byte.

A equipe conseguiu sintetizar polímeros capazes de armazenar até oito bytes. Com isto, eles gravaram a palavra "Sequência" em código ASCII, que atribui um byte exclusivo a cada letra e marca de pontuação.

A decodificação dos sinais lidos por espectrometria foi feita manualmente, o que levou várias horas. Mas a equipe esclarece que um software adequado faria a mesma interpretação dos dados em poucos milissegundos.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de CNRS - Centre national de la recherche scientifique

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

embedded world 2019
26th February 2019
Germany Nuremberg
Wearable Tech Show 2019
12th March 2019
United Kingdom London
AMPER 2019
19th March 2019
Czech Republic Brno Exhibition Centre
LOPEC 2019
19th March 2019
Germany Messe Munchen
RF & Microwave 2019
20th March 2019
France Paris Expo, Porte de Versailles