Realidade virtual para o tratamento da depressão

Posted By : Enaie Azambuja
Realidade virtual para o tratamento da depressão

Cientistas britânicos da University College London utilizaram a realidade virtual para tratar pacientes com depressão. No novo método de terapia, os pacientes são projetados numa realidade virtual, encarnando primeiro um avatar adulto e depois o de uma criança. Depois de colocarem auscultadores, os doentes veem uma projeção de um avatar adulto, que recria os seus movimentos corporais. 

Depois, um segundo avatar aparece, o de uma criança chorando, necessitando que a pessoa demonstre compaixão para consolar a criança.

Os pacientes pedem à criança que lembre momentos felizes e pessoas que ame. É neste momento da experiência que os papéis se invertem. Os doentes em tratamento passam a "encarnar" a criança e ouvem as frases de compaixão que antes disseram.

O objetivo principal é ajudar as pessoas "a terem mais compaixão por elas próprias e serem menos autocríticas", explicou o professor Chris Brewin.

A experiência foi feita com 15 pessoas, dez mulheres e cinco homens, todas elas a serem tratadas por depressão, com faixa etária entre 23 os 61 anos.

Nove dos pacientes reduziram os níveis de depressão após um mês da experiência e quatro desses nove tiveram "uma queda significativa na severidade da depressão". Os restantes não experimentaram qualquer mudança.

O estudo foi publicado pelo British Journal of Psychiatry Open e financiado pelo Medical Research Council.

Downloads


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de University College London (UCL)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi