Avião solar estratosférico realiza primeiro voo de teste

18th April 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Avião solar estratosférico realiza primeiro voo de teste

Depois de três anos de planejamento e construção, o primeiro avião solar estratosférico fez seu primeiro voo de teste na Suíça. O Solar Stratos mede 8,5 metros de comprimento, tem uma envergadura de 24,9 metros e pesa 450 quilogramas. Suas asas estão cobertas por 22 metros quadrados de placas solares com eficiência entre 22 e 24%, o suficiente para prover os 32 kW necessários para alimentar seu motor rodando a 2.200 rpm.

Baterias de íons de lítio podem armazenar até 20 kWh para segurança e voos noturnos. O Solar Stratos é bem menor do que o também suíço Solar Impulse, projetado para voos de longa duração, que mede 22 metros de comprimento, tem uma envergadura de 72 metros e pesa 2,3 toneladas.

Mas o orçamento também foi menor: o Solar Impulse, que deu a volta ao mundo em 2016, custou 172 milhões de francos, enquanto o Solar Stratos custou apenas 10 milhões.

A expectativa do aventureiro é conseguir voar a 25 mil metros de altitude em 2018, três vezes mais do que a altitude do Monte Evereste, desta forma atingindo a estratosfera. Será um feito histórico na história da aviação solar e da aviação com motores elétricos.

A equipe estima que a viagem à estratosfera e o retorno ao aeroporto irão durar aproximadamente cinco horas e meia: duas horas e meia até o ponto mais elevado, seguidos por um voo em altitude estável de 15 minutos, para curtir a paisagem e dar firmeza ao feito, e três horas de retorno.

Um deles seria oferecer o primeiro voo comercial em altitudes elevadas e, dessa forma, fazer concorrência a empresas de balões como a Zero2Infinity e a WorldView, que pretendem levar turistas quase à fronteira do espaço.

Outra ideia são drones estratosféricos para dar suporte aos satélites de comunicação ou substitui-los. Esses drones estão sendo desenvolvidos por empresas como Facebook e Google.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Southern Manufacturing & Electronics 2019
5th February 2019
United Kingdom Farnborough
embedded world 2019
26th February 2019
Germany Nuremberg
Wearable Tech Show 2019
12th March 2019
United Kingdom London
AMPER 2019
19th March 2019
Czech Republic Brno Exhibition Centre