Workshop reúne grandes nomes da mecânica computacional

3rd January 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Workshop reúne grandes nomes da mecânica computacional

Dois dos pesquisadores de maior destaque em Mecânica Computacional estarão no Brasil nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2018 para participar do 1º Workshop Teuto-Brasileiro em Mecânica Computacional, promovido pelo professor Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Ambos são da Alemanha: Peter Wriggers, vice-reitor e catedrático em Mecânica Computacional na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Leibniz de Hannover, e Jörg Schröder, pró-reitor de Pesquisa e catedrático de Mecânica Computacional na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Duisburg-Essen.

Além deles, outros dez pesquisadores virão da Alemanha para participar do workshop. Também estão confirmadas as presenças de especialistas da própria Poli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Reunir grandes nomes que atuam nesse campo para trocar experiência, conhecimento e prospectar possíveis projetos em cooperação são os objetivos deste workshop”, afirma Pimenta.

Entre os temas a serem abordados no evento estão os sistemas mecânicos flexíveis (máquinas, biomecânica); problemas envolvendo contato; problemas envolvendo interação de sólidos com fluidos; mecânica dos materiais (estrutura da matéria) e novos métodos computacionais.

A Mecânica Computacional é uma área essencial da Engenharia, pois possibilita desenvolver ferramentas para simular e testar sistemas, hoje cada vez mais complexos e com enormes quantidades de variáveis.

“Ela permite simular desde grandes sistemas, como o climático, passando por grandes objetos, como aviões e navios, até pequenos sistemas, como o celular, ou a interação entre átomos e moléculas”, exemplifica o Pimenta.

É uma área de aplicação transversal que permite melhor controle dos experimentos virtuais. É o caso do desenvolvimento de novos materiais.

“A Mecânica Computacional está evoluindo para permitir a simulação do que ocorre dentro dos materiais, como eles se rompem, como se deformam, como fraturam etc. Esperamos grandes progressos nessa área pelos próximos 10 a 20 anos”, conta.

O workshop é resultado de um trabalho que o professor Pimenta vem desenvolvendo em cooperação com Alemanha já há alguns anos. Ele foi o primeiro pesquisador brasileiro, e o primeiro engenheiro do mundo, a ser agraciado com o Georg Forster Research Award, concedido pela Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha.

Como parte do prêmio, ele atuou a partir de 2015 na Universidade de Duisburg-Essen, com o objetivo de estruturar um grupo de pesquisa conjunto de Mecânica Computacional. A expectativa é que o evento possibilite criar uma rede maior de pesquisadores.

“A Alemanha é um país muito relevante do ponto de vista acadêmico nessa área”, ressalta. “Além disso, os alemães enxergam o Brasil como parceiro estratégico na área científica. Tanto que São Paulo é uma entre apenas cinco cidades a ter uma sede do DWIH”, completa.

DWIH é a sigla em alemão para Centro Alemão de Ciência e Inovação, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em cooperação com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, para internacionalizar a ciência alemã e desenvolver soluções para os desafios globais. Há Centros do mesmo tipo apenas nos Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia.

Serviço

Workshop Teuto-Brasileiro em Mecânica Computacional

Data: 19 e 20 de fevereiro de 2018.

Local: Escola Politécnica (Poli) da USP – Edifício Mário Covas Júnior (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo)


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Building IoT products for smart healthcare market
8th February 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
Medical Japan 2018
21st February 2018
Japan INTEX Osaka
Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg