Curso prepara alunos para a Olimpíada de Robótica

18th April 2018
Posted By : Enaie Azambuja
Curso prepara alunos para a Olimpíada de Robótica

Estão abertas as inscrições para o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado de 5 a 26 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.

A iniciativa é destinada a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Também podem participar professores e pais que se tornarão técnicos das equipes que disputarão a OBR.

O objetivo do curso é preparar as equipes participantes a fim de que se tornem mais competitivas, fornecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs comumente usados nas competições da OBR (Pete, LegoMindstorm e Arduino). Também serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

Há 100 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de maio ou enquanto houver vagas, no formulário eletrônico disponível neste link. A taxa de inscrição é de R$ 15 e também deve ser paga via boleto, que será gerado pelo sistema de inscrição, até 2 de maio.

Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante de pagamento bem como o atestado de matrícula da escola que frequenta para o e-mail ccex@icmc.usp.br.

Caso o estudante possua o kit de robótica utilizado nas competições, é desejável que traga para o curso, pois existe um número limitado de kits para empréstimo. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado pelos alunos de pós-graduação e graduação: Adam Moreira, Daniel Tozadore, Guilherme Moreira e Maria Luiza Telles. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob)..

Inscreva-se na Olimpíada

Vale lembrar que a participação no curso não garante a inscrição na OBR. Para participar da Olimpíada, é preciso se inscrever gratuitamente no site da competição até dia 18 de maio, onde também está disponível o manual de inscrições.

Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa, em novembro de 2018. Em São Carlos, a etapa regional da OBR acontecerá dias 16 e 17 de junho, no salão de eventos do campus da USP.

A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do fundamental e médio), haverá um terceiro, o nível zero, voltado a alunos de 1° a 3° ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 8 anos. O objetivo dessa mudança é difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Girls in Tech | Catalyst | 2019
4th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
EMO Hannover 2019
16th September 2019
Germany Hannover
Women in Tech Festival 2019
17th September 2019
United Kingdom The Brewery, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris