Técnica captura energia em câmera lenta

20th December 2016
Source: Penn State
Posted By : Enaie Azambuja
Técnica captura energia em câmera lenta

Engenheiros da Universidade da Pensilvânia desenvolveram uma técnica de coleta de energia que é capaz de aproveitar movimentos tão lentos que podem ser imperceptíveis para o ser humano. A maior parte dos nanogeradores, baseados no efeito piezoelétrico, opera melhor em frequências mais altas, de pelo menos 10 vibrações por segundo. A tecnologia consegue produzir eletricidade de forma sustentável aproveitando movimentos de baixíssima frequência, de cerca de um décimo de Hertz.

Isto deverá permitir tirar proveito de movimentos suaves, como a passagem de carros por uma pista, as ondas do mar e as marés e os movimentos do corpo humano. A chave para o novo conceito está em diodos iônicos feitos com compostos orgânicos flexíveis.

Um diodo é um componente que permite a passagem das cargas elétricas apenas num sentido; sendo iônico, ele não trabalha como elétrons, como os diodos convencionais, mas com íons, como as células vivas.

Cada diodo iônico é composto por dois eletrodos com íons de cargas opostas - uma junção p-n -, separados por uma membrana de policarbonato. Os eletrodos são feitos com uma matriz polimérica na qual são misturados nanotubos de carbono e líquidos iônicos - os nanotubos aumentam a condutividade e a resistência mecânica dos eletrodos.

Quando uma força mecânica é aplicada - o movimento de baixa frequência - os íons se difundem através da membrana, criando uma corrente contínua. Ao mesmo tempo, um potencial que se opõe à difusão iônica é estabelecido até que o equilíbrio seja alcançado. O ciclo completo funciona a uma frequência de 0,1 Hertz.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Connected World Summit 2019
22nd October 2019
United Kingdom The Business Design Centre, London
Hotspots Specials 2019
24th October 2019
Germany Böblingen, Germany
IoT Solutions World Congress 2019
29th October 2019
Spain Barcelona
Maintec 2019
30th October 2019
United Kingdom NEC, Birmingham
NOAH Conference 2019
30th October 2019
United Kingdom Old Billingsgate, London