Fotossíntese artificial atinge recorde mundial

Posted By : Enaie Azambuja
Fotossíntese artificial atinge recorde mundial

È possível armazenar a energia solar em condições não-favoráveis ao convertê-la em hidrogênio através da eletrólise da água. A ideia é utilizar a corrente elétrica produzida por um painel solar ou gerador eólico para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio, um combustível limpo, pode então ser armazenado para uso futuro para produzir eletricidade sob demanda, ou como um combustível em células a hidrogênio.

Embora diferentes tecnologias de fotossíntese artificial tenham resultado em excelentes produtos de laboratório, elas ainda são muito instáveis ou caras, e precisam ser melhor desenvolvidas para uso em escala comercial.

Conhecendo as deficiências das abordagens já utilizadas, pesquisadores suíços decidiram combinar componentes que já se provaram eficazes em larga escala, em utilizações na indústria, para desenvolver um sistema robusto e eficaz.

O protótipo é composto pela conexão de três células solares, que produzem altas tensões, acopladas a um sistema de eletrólise que não depende de catalisadores de metais raros, como a platina ou o ródio, tradicionalmente utilizados.

O dispositivo pode converter a energia solar em hidrogênio a uma taxa de 14,2% e funcionou pelas mais de 100 horas ininterruptas que durou o teste inicial. Além da estabilidade do processo, em termos de desempenho este é um recorde mundial para a produção de hidrogênio a partir de células solares sem o uso de metais raros.

A chave para o desenvolvimento foi a produção de um tipo de híbrido de célula solar de silício cristalino, a "célula de heterojunção". Sua estrutura permite gerar tensões mais altas.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de EPFL (École polytechnique fédérale de Lausanne)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Sensor+Test 2019
25th June 2019
Germany Nürnberg Messe
DSEI 2019
10th September 2019
United Kingdom EXCEL, London
European Microwave Week 2019
29th September 2019
France Porte De Versailles Paris
Engineering Design Show 2019
16th October 2019
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
ELIV 2019
16th October 2019
Germany Bonn World Conference Center