Energia solar pode ser armazenada como hidrogênio ou eletricidade

Posted By : Enaie Azambuja
Energia solar pode ser armazenada como hidrogênio ou eletricidade

Um pequeno dispositivo utiliza energia solar para produzir e armazenar energia de maneira econômica e eficaz. Uma de suas aplicações viáveis seria na produção de hidrogênio para carros elétricos. As células de combustível a hidrogênio e os supercapacitores possuem dois eletrodos: um positivo e um negativo. No entanto, o novo dispositivo possui um terceiro eletrodo, que funciona tanto como um supercapacitor quanto como um dispositivo para quebrar a água em hidrogênio e oxigênio.

Os três eletrodos são conectados a uma única célula solar que funciona como uma fonte de energia. Portanto, a energia elétrica coletada pela célula solar pode ser armazenada de forma eletroquímica, no supercapacitor, ou química, como hidrogênio.

O aparelho pode produzir hidrogênio com o uso de catalisadores de níquel, ferro e cobalto, elementos pouco custosos e mais abundantes do que a platina ou o ródio, elementos comumente utilizados.

A equipe projetou os eletrodos em nanoescala para garantir que a água será exposta à maior área superficial possível. Embora o dispositivo seja muito pequeno, os pesquisadores da Universidade da California, Los Angeles, nos EUA, afirmam que será possível projetar versões maiores, devido ao baixo custo de seus componentes.

É importante mencionar que a energia do hidrogênio não é verde, a menos que o gás seja produzido a partir de fontes renováveis. Atualmente, ele é extraído de derivados do petróleo.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi