Energia renovável pode mudar o mundo até 2050

22nd November 2017
Source: Stanford
Posted By : Enaie Azambuja
Energia renovável pode mudar o mundo até 2050

Uma pesquisa estima que 139 países poderiam ser integralmente abastecidos por eletricidade gerada por fontes limpas (eólica, solar e hidráulica) até 2050. Esta é a conclusão de um roteiro para a efetivação de um futuro 100% baseado em energia renovável. Uma primeira etapa prevê o alcance de 80% de energia renovável em 2030, e a segunda prevê o alcance da meta de 100% em 2050.

O roteiro descreve as mudanças de infraestrutura que os 139 países devem realizar para se tornarem totalmente alimentados por fontes alternativas de energia. As análises investigaram os setores de eletricidade, transporte, aquecimento e refrigeração, industriais e de agricultura/silvicultura/pesca de cada país.

Os 139 países, selecionados pela Agência Internacional de Energia, emitem, ao todo, mais de 99% de todo o dióxido de carbono de origem humana do planeta. "Os formuladores de políticas geralmente não querem comprometer-se a fazer algo a menos que haja alguma ciência razoável que possa mostrar que é possível, e é isso que estamos tentando fazer. Existem outros cenários".

"Não estamos dizendo que há apenas uma maneira de fazer isso, mas ter um cenário dá orientação às pessoas," afirmou o professor Mark Jacobson, da Universidade de Stanford, coordenador do trabalho. "Tanto os indivíduos como os governos podem liderar essa mudança."

A transição para uma economia baseada em energia limpa pode significar um aumento de mais de 24 milhões de empregos a longo prazo, uma diminuição anual de 4 a 7 milhões de mortes por poluição atmosférica por ano, a estabilização dos preços da energia e uma poupança anual de mais de US$ 20 trilhões em custos de saúde e ações de adaptação às mudanças climáticas.

Para cada uma das nações selecionadas, uma equipe de 26 especialistas avaliou os recursos de energia renovável disponíveis, o número de geradores de energia eólica que poderiam ser implantados, a disponibilidade de fontes hidráulicas, a incidência de energia solar e a área necessária para a instalação de painéis solares.

Por consequência, seria possível eliminar o uso de petróleo, gás e urânio. O gasto de energia associado à mineração, transporte e refinação destes combustíveis é igualmente eliminado, reduzindo a demanda internacional de energia em cerca de 13%.

Portanto, as transformações evidentes originadas por este processo apontam para o fato de que os países selecionados não dependeriam de combustíveis fósseis, reduzindo a frequência dos conflitos internacionais por questões de energia.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Connected World Summit 2019
22nd October 2019
United Kingdom The Business Design Centre, London
Hotspots Specials 2019
24th October 2019
Germany Böblingen, Germany
IoT Solutions World Congress 2019
29th October 2019
Spain Barcelona
Maintec 2019
30th October 2019
United Kingdom NEC, Birmingham
NOAH Conference 2019
30th October 2019
United Kingdom Old Billingsgate, London