Energia Alternativa

Exibindo 1 - 10 of 133

FAPESP e Shell financiarão centro de pesquisa em novas energias

A FAPESP e a Shell financiarão um centro de pesquisa em novas energias em São Paulo. Os parceiros, que mantêm um acordo de cooperação desde 2013, anunciaram uma chamada de propostas para a instalação do Centro de Pesquisa em Novas Energias, com foco no desenvolvimento de investigações em quatro divisões: Transportadores de alta densidade de energia, Armazenamento avançado de energia, Conversão de metano em produtos e Ciência computacional de materiais.
9th January 2018

Geração de energia por meio da fusão nuclear

Geração de energia por meio da fusão nuclear
  A geração controlada e regular de energia por meio da fusão nuclear, com a conversão de hidrogênio em hélio, reproduzindo na Terra, em pequena escala, o que ocorre no Sol e em outras estrelas, é uma das grandes promessas tecnológicas para as próximas décadas.
5th January 2018

Fotossíntese artificial para produção de etileno mais limpa

Fotossíntese artificial para produção de etileno mais limpa
Uma equipe da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveu um protótipo de reator que simula a fotossíntese natural com o fim de produzir etileno utilizando apenas luz solar, água e dióxido de carbono. O método produz etileno a temperatura e pressão ambientes usando produtos químicos benignos, podendo ser ampliado para fornecer uma alternativa mais ecológica e sustentável ao método atual de produção de etileno.
19th December 2017


Engenheiros desenvolvem plantas que brilham

Engenheiros desenvolvem plantas que brilham
Seon-Yeong Kwak e colegas do MIT, nos EUA, obtiveram os primeiros sucessos na fabricação de plantas que emitem luz infundindo em plantas comuns a luminescência dos vagalumes. A equipe afirma que essa tecnologia pode ajudar a reduzir nossa dependência da iluminação artificial. A longo prazo, ele acredita que esta tecnologia também possa ser usada para transformar árvores em luzes de rua que não gastem eletricidade.
14th December 2017

Biomaterial de baixo custo gera eletricidade

Biomaterial de baixo custo gera eletricidade
Descoberta abriu caminhos para a coleta de energia, a geração de eletricidade a partir do meio ambiente em quantidade suficiente para alimentar pequenos aparelhos portáteis. Sarah Guerin, da Universidade de Limerick, na Irlanda, descobriu que a biomolécula glicina gera uma quantidade substancial de eletricidade quando é pressionada ou comprimida - ou seja, essa biomolécula possui um tipo de piezoeletricidade.
13th December 2017

Políticas públicas poderão combater as mudanças climáticas

Políticas públicas poderão combater as mudanças climáticas
O Brasil enfrenta hoje os desafios de aumentar sua produção agrícola e, ao mesmo tempo, preservar sua biodiversidade e diminuir as emissões de gases de efeito estufa tanto no setor agropecuário quanto no industrial e no de transportes, a fim de diminuir os impactos das mudanças climáticas globais. Para tanto, será preciso investir em medidas de adaptação, mitigação e inovação, além de políticas públicas adequadas.
13th December 2017

Diminuir número de veículos para combater a poluição

Diminuir número de veículos para combater a poluição
A poluição do ar é um problema clássico em grandes metrópoles. Uma pesquisa do Programa de Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP mostrou que aumentar áreas verdes pode ajudar, mas que uma melhoria da qualidade do ar passa principalmente por diminuir a emissão de poluentes, com menos veículos nas ruas. O estudo avaliou como diferentes superfícies (urbanas ou vegetais) e a quantidade de veículos nas ruas interferem na poluição do ar.
13th December 2017

Hardware pode diminuir valor da conta de luz

Hardware pode diminuir valor da conta de luz
  Aplicativos, softwares, hardwares e web systems são termos cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas e se tornaram sinônimos de soluções rápidas e eficientes para problemas específicos da sociedade. E essas soluções podem surgir em horas, durante maratonas de programação.
13th December 2017

Brasil e Noruega colaboram em pesquisas sobre energia solar

Brasil e Noruega colaboram em pesquisas sobre energia solar
A colaboração entre pesquisadores brasileiros e noruegueses deve impulsionar estratégias em energia solar nos dois países. Foi o que mostrou o 1º Workshop de Energia Solar Brasil-Noruega, realizado no auditório da FAPESP, ação inicial do acordo de cooperação entre a FAPESP e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN). “A colaboração com o Brasil nos ajuda a avançar nos desafios globais e aumenta a nossa capacidade e qualidade de pesquisa”, disse Rune Andersen, conselheiro para Ciência e Tecnologia do RCN.
24th November 2017

Energia solar pode ser armazenada como hidrogênio ou eletricidade

Energia solar pode ser armazenada como hidrogênio ou eletricidade
Um pequeno dispositivo utiliza energia solar para produzir e armazenar energia de maneira econômica e eficaz. Uma de suas aplicações viáveis seria na produção de hidrogênio para carros elétricos. As células de combustível a hidrogênio e os supercapacitores possuem dois eletrodos: um positivo e um negativo. No entanto, o novo dispositivo possui um terceiro eletrodo, que funciona tanto como um supercapacitor quanto como um dispositivo para quebrar a água em hidrogênio e oxigênio.
24th November 2017


Energia Alternativa documentos


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Building IoT products for smart healthcare market
8th February 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
Medical Japan 2018
21st February 2018
Japan INTEX Osaka
Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg