Energia Alternativa

Exibindo 1 - 10 of 140

Submarino autônomo monitora águas com sensores e câmeras

Submarino autônomo monitora águas com sensores e câmeras
Monitorar ambientes aquáticos por meio de sensores e câmeras de vídeo é a função do Veículo Autônomo Submarino (AUV) desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) e o Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Operado remotamente, o equipamento pode se deslocar por grandes extensões de mar, identificando e filmando o plâncton (organismos que vivem nas águas).
13th August 2018

Material bidimensional revolucionará geração de energia solar

Material bidimensional revolucionará geração de energia solar
Após o isolamento do grafeno, em 2004, iniciou-se uma corrida para se conseguir sintetizar novos materiais bidimensionais - como são chamados materiais com espessura de um átomo até alguns poucos nanômetros (da bilionésima parte do metro). Tais materiais possuem propriedades únicas ligadas à sua dimensionalidade e podem ser protagonistas do desenvolvimento da nanotecnologia e da nanoengenharia.
30th July 2018

Material pode revolucionar geração de energia solar

Material pode revolucionar geração de energia solar
Após o isolamento do grafeno, em 2004, iniciou-se uma corrida para se conseguir sintetizar novos materiais bidimensionais – como são chamados materiais com espessura de um átomo até alguns poucos nanômetros (da bilionésima parte do metro). Tais materiais possuem propriedades únicas ligadas à sua dimensionalidade e podem ser protagonistas do desenvolvimento da nanotecnologia e da nanoengenharia.
26th June 2018


Enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração

Enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração
A produção do etanol de segunda geração ou etanol celulósico, obtido a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar, pode aumentar em até 50% a produção brasileira de álcool. Desnecessário enfatizar a importância econômica e ambiental dessa possibilidade, que transforma resíduo em recurso. Para tanto, o país possui a melhor biomassa do planeta, a capacidade industrial instalada, a engenharia especializada e a levedura adequada.
11th May 2018

Tecnologia trata resíduos industriais e gera energia renovável

Tecnologia trata resíduos industriais e gera energia renovável
Os tratamentos tradicionais dos efluentes de processos industriais, ou seja, dos resíduos líquidos resultantes, ocorrem principalmente por meio da remoção de poluentes para, em seguida, despejá-los em cursos d’água. A busca por alternativas mais sustentáveis que essa, lançando mão de avanços tecnológicos, é o foco do trabalho de Vitor Cano, doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Mais do que tratar os resíduos, sua pesquisa pretende obter energia a partir deles.
23rd April 2018

Desmatamento pode intensificar o aquecimento global

Desmatamento pode intensificar o aquecimento global
O processo de aquecimento global pode ocorrer de forma ainda mais intensa do que o previsto originalmente caso não se consiga frear o desmatamento – particularmente nas regiões tropicais do planeta. O alerta foi publicado na Nature Communications por um grupo internacional de cientistas. Entre os autores do texto estão os brasileiros Paulo Artaxo, professor do IFUSP, e Luciana Varanda Rizzo, professora do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp.
1st February 2018

Tecnologias de restauração florestal mais econômicas

Tecnologias de restauração florestal mais econômicas
Completando 20 anos de existência em 2018, a empresa Bioflora tem participado do desenvolvimento de várias metodologias para a recuperação de áreas florestais degradadas. De acordo com o fundador da empresa, o engenheiro agrônomo André Gustavo Nave, as tecnologias de restauração ecológica modificaram-se bastante nas últimas décadas – “há uns 30 anos não havia nem a preocupação em utilizar espécies nativas no reflorestamento”, diz ele –, mas ainda não existem comparações sistemáticas para avaliar as alternativas de melhor custo-benefício.
23rd January 2018

FAPESP e Shell financiarão centro de pesquisa em novas energias

A FAPESP e a Shell financiarão um centro de pesquisa em novas energias em São Paulo. Os parceiros, que mantêm um acordo de cooperação desde 2013, anunciaram uma chamada de propostas para a instalação do Centro de Pesquisa em Novas Energias, com foco no desenvolvimento de investigações em quatro divisões: Transportadores de alta densidade de energia, Armazenamento avançado de energia, Conversão de metano em produtos e Ciência computacional de materiais.
9th January 2018

Geração de energia por meio da fusão nuclear

Geração de energia por meio da fusão nuclear
  A geração controlada e regular de energia por meio da fusão nuclear, com a conversão de hidrogênio em hélio, reproduzindo na Terra, em pequena escala, o que ocorre no Sol e em outras estrelas, é uma das grandes promessas tecnológicas para as próximas décadas.
5th January 2018

Fotossíntese artificial para produção de etileno mais limpa

Fotossíntese artificial para produção de etileno mais limpa
Uma equipe da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveu um protótipo de reator que simula a fotossíntese natural com o fim de produzir etileno utilizando apenas luz solar, água e dióxido de carbono. O método produz etileno a temperatura e pressão ambientes usando produtos químicos benignos, podendo ser ampliado para fornecer uma alternativa mais ecológica e sustentável ao método atual de produção de etileno.
19th December 2017


Energia Alternativa documentos


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

European Microwave Week 2018
23rd September 2018
Spain Ifema Feria De Madrid
IoT Solutions World Congress 2018
16th October 2018
Spain Barcelona
Engineering Design Show 2018
17th October 2018
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
Maintec 2018
6th November 2018
United Kingdom NEC, Birmingham
electronica 2018
13th November 2018
Germany Messe Munchen