Modelo completo para designs de NFC ultra-compactos

19th November 2015
Posted By : Enaie Azambuja
Modelo completo para designs de NFC ultra-compactos

A tecnologia comprovada de Comunicação por Campo de Proximidade (conhecido por NFC), da ams, a qual permite o acoplamento da NFC em dispositivos com limitações de espaço, tem sido implementada em um uma placa de desenvolvimento de sistema integral com a popular família STM32 de MCUs da STMicroelectronics.

A placa de expansão da NFC, a qual se conecta dentro das placas-mãe Nucleo STM32, fornece um projeto de design completo para a implemetação da NFC em aplicações tais como os nós da IoT [Internet das Coisas], nas quais a NFC pode ser utilizado para configuração e comissionamento de rede e para dispositivos que servem como acessório de vestuário, os quais podem conter informações pessoais sensíveis como pagamentos à distância (no formato contactless), emissão de bilhetes, ou controles de acesso. 

A placa de expansão é alimentada por um conjunto completo de firmwares de NFC fornecidas pela ST para sua ampla família de STM32 MCU cuja base é a ARM Cortex-M. A placa de NFC board é complementada por outras placas de expansão que implementam o reconhecimento de impressão digital, a conectividade Bluetooth, as comunicações M2M e um ecrã, a fim de permitir a prototipagem rápida de um produto com tecnologia NFC completa. 

Placas de expansão NFC da ST estão localizadas AS39230 boostedNFC AFE da ams e o próprio sistema-em-pacote da ST, ST54E (incorporando o controlador ST21NFCC e o elemento seguro ST33G1M2). A depender dos requisitos de aplicação, a placa pode ser conectada a vários formatos de antena, os quais variam de 400mm² sustentando a funcionalidade leitor/escritor da NFC para até micro-antenas SMD para funcionalidade de cartão de emulação. 

O circuito implementado na nova placa fornece uma performance incrível de NFC em condições hostis a sinais RF, ao operar, por exemplo, próximo ou dentro de superfícies de metal, ou quando são transmitidos através de uma antena muito pequena. Projetores de nós da IoT e dispositivos como acessórios de vestuário, por exemplo, geralmente necessitam estocar os seus dispositivos dentro de caixas de metal ou devem acomodar uma antena dentro de uma caixa extremamente pequena. A placa de expansão oferecem-lhe uma implementação pronta de NFC que atingirá acoplamento rápido e confiável com um leitor padrão de NFC, tal como em smartphones, terminais de pagamento à distância (contactless), barreiras do sistema de trânsito e leitores de cartão de controle de acesso. 

O design implementado na placa de expansão é apropriada também para uso em aplicações que requerem certificação universal, incluindo da Common Criteria, EMVCo, GlobalPlatform, Visa, Mastercard, Amex e do Banco Popular da China (PBoC). Ele habilita os OEM de usar STM32 MCU para implementar rapidamente um novo design para dispositivos de uso em vestuário, tais como pulseiras ou relógios de pulso, que podem ser utilizados como terminais de pagamentos à distância, ou como cartões inteligentes usados em metrôs, ou na entrada em quartos de hotéis os quais não requerem chaves, por exemplo.

A performance excelente de placas de expansão de NFC deve-se ao método de modulação de carregamento ativo o qual amplia o sinal NFC implementado no AS39230. Desta forma, produz-se um volume operacional dez vezes maior que o método de modulação de carregamento passivo, utilizado em cartões inteligentes. Ao mesmo tempo, o sistema baseado em AS39230 atrai uma média tão baixa quanto 15µA de corrente em modo de espera, portanto, consumindo menos energia da bateria do que as soluções NFC convencionais. 

“A performance segura de RF da placa de expansão NFC segura é absolutamente marcante e, porque contém poucos componentes, é incrivelmente simples de ser implementada por usuários de STM32 MCU. A placa fornece a maneira mais rápida e definitiva de implementar um design NFC novo e bem sucedido, porque é suportada por firmwares ST de aplicação NFC,” afirmou Laurent Degauque, Diretor de Marketing e da Divisão de Microcontroladores Seguros da STMicroelectronics.

“Nenhum outro sistema de desenvolvimento de NFC pode operar com completa confiabilidade através de uma antena tão pequena quanto a de 100mm2 ou, até mesmo, utilizar a caixa de metal do produto como antena. A AS39230 na placa Nucleo NFC pode fazer isto e é assim que ela se torna a melhor escolha disponível no mercado para designers de qualquer produto com uma antena limitada pelo espaço ou pela performance,” observou Mark Dickson, Diretor de Negócios e Conectividade Wireless da ams.

A placa de expansão de NFC segura está disponível atualmente pela STMicroelectronics. A AS39230 NFC AFE está disponível em atacado pela ams.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi