Chip fotônico alcança taxa de transmissão de 55 Tbit/s

Posted By : Enaie Azambuja
Chip fotônico alcança taxa de transmissão de 55 Tbit/s

 

Chip fotônico, pronto para ser integrado nos sistemas de comunicações por fibras ópticas, alcançou uma taxa de transmissão de dados de 55 terabits por segundo a uma distância de 75 km. Ele funciona com base nos sólitons, porém sem aplicações práticas imediatas.

No entanto, atualmente, Pablo Palomo e colegas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (Alemanha), desistiram da ideia de disparar pulsos de sólitons através de uma fibra óptica, e os colocaram primeiro para circular continuamente em um microrressonador em anel, o que resultou em um pente de frequências óptico.

Superpondo dois pentes de frequências, a equipe verificou ser possível uma transferência maciça de dados de forma paralela, utilizando 179 canais ópticos diferentes, alcançando uma taxa recorde de 50 terabits por segundo.

Cada linha espectral individual pode ser usada para transmitir uma linha de dados, alcançando 179 canais neste protótipo. Além da velocidade e da largura de banda, os chips fotônicos prometem reduzir drasticamente o consumo de energia dos sistemas de comunicação.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de EPFL (École polytechnique fédérale de Lausanne)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Southern Manufacturing & Electronics 2019
5th February 2019
United Kingdom Farnborough
embedded world 2019
26th February 2019
Germany Nuremberg
Wearable Tech Show 2019
12th March 2019
United Kingdom London
AMPER 2019
19th March 2019
Czech Republic Brno Exhibition Centre