University of Cambridge

Endereço:
Becky Wieczorek
Festivals PR Officer
Office of External Affairs and Communications
University of Cambridge
The Pitt Building
Trumpington Street
Cambridge
CB2 1RP
United Kingdom

Telefone: 01223 339 670

Web: www.cam.ac.uk/science-festival


University of Cambridge artigos

Exibindo 1 - 11 of 11

Computação utiliza "poeira mágica" de luz e matéria

Computação utiliza "poeira mágica" de luz e matéria
  A professora russa Natalia Berloff, atualmente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, tem um histórico de descobertas importantes, como quasipartículas que tornam a mecânica quântica visível a olho nu, além de ter ajudado a elucidar o mistério dos objetos tipo elétron não identificados.
6th October 2017

VR pode auxiliar o monitoramento de tumores

Cientistas da Universidade de Cambridge receberam 20 milhões de libras para desenvolver pelos próximos seis anos um projeto que pode ser capaz de mudar a forma como médicos lidam com câncer. Eles criaram um mapa digital em 3D que permite usar a realidade virtual de forma inédita para reconstituir e estudar tumores reais. A princípio, os pesquisadores se concentrarão em aplicar a tecnologia ao câncer de mama.
20th February 2017

Desenvolvido primeiro magneto supercondutor portátil

Desenvolvido primeiro magneto supercondutor portátil
Engenheiros da Universidade de Cambridge desenvolveram um magneto supercondutor portátil. Embora a supercondutividade venha sendo usada em grandes experimentos, como no LHC, ou mesmo em equipamentos de laboratório do tamanho de uma sala, não era possível tirar proveito dela em equipamentos realmente pequenos. O dispositivo portátil substitui os grandes ímãs permanentes convencionais - o protótipo alcançou um campo magnético de 3 teslas, o que é excepcional para suas dimensões.
14th February 2017


Transistores com energia reciclada propiciam baterias duráveis

Transistores com energia reciclada propiciam baterias duráveis
Design de transistores que operam com energia reciclada do próprio funcionamento pode se tornar o elemento fundamental de aparelhos que funcionam por meses, ou até anos, sem baterias, e que poderiam ser usados para eletrônicos portáveis, vestíveis, implantáveis ou para a IoT. Conforme cada transístor capturar do ambiente uma parte da energia que precisa para funcionar, o aparelho como um todo tem uma redução drástica no consumo de energia.
10th January 2017

Menor lente do mundo revela ligações químicas entre átomos

Menor lente do mundo revela ligações químicas entre átomos
Equipes do Reino Unido e da Espanha criaram a menor lente de aumento do mundo, capaz de concentrar a luz em um ponto um bilhão de vezes menor, até a escala de átomos individuais. Felix Benz e colegas utilizaram nanopartículas para construir a menor cavidade óptica já produzida. A chamada "picocavidade" - foi esculpida em uma nanoestrutura de ouro, responsável por confinar a luz a menos de um bilionésimo de metro.
17th November 2016

Tela 3D dispensa óculos

Tela 3D dispensa óculos
Um fenômeno recentemente descoberto, a luz torcida, já está sendo avaliada para transmissão de dados em alta velocidade, e recentemente foi miniaturizada para caber dentro de um chip. Agora, essa possibilidade de fazer a luz se propagar como se fosse um parafuso foi explorada por Xuefeng Li e colegas da Universidade de Cambridge, para a construção de uma nova arquitetura de telas 3D que dispensa os óculos.
22nd August 2016

Luz líquida permite avanços na eletrônica e fotônica

Luz líquida permite avanços na eletrônica e fotônica
Alexander Dreismann e colegas da Universidade de Cambridge encontraram uma alternativa para o elétron como transportador primário de informação, explorando um estado da matéria conhecido como "luz líquida", que permite misturar sinais elétricos e ópticos usando quantidades mínimas de energia. Eles desenvolveram um tipo de chave que é energeticamente eficaz, o que significa que o componente pode se tornar a base de futuras tecnologias de processamento de sinais e de transmissão de informações.
10th August 2016

Nanoatuador de alta eficiência terá aplicações em nanorrobótica

Nanoatuador de alta eficiência terá aplicações em nanorrobótica
Pesquisadores desenvolveram uma espécie de nanoatuador de alta eficiência que constituirá uma base para futuras aplicações em nanorrobótica, incluindo robôs pequenos o suficiente para entrar em células vivas. O atuador navega em água pura e é alimentado por luz. Tao Ding e seus colegas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, cunharam o seu dispositivo de "nanomotor", embora ainda deva ser testado para que possa realizar um trabalho controlado.
20th May 2016

Reciclagem de fótons aprimora eficácia de células solares

Reciclagem de fótons aprimora eficácia de células solares
Luis Miguel Outón e colegas da Universidade de Cambridge descobriram que a perda dos fótons pode ser evitada quando se usa perovskita. Outón observou que as células solares de perovskita pode reabsorver os fótons gerados dentro da própria célula - uma reciclagem de fótons. Isto cria um efeito de concentração no interior da célula, como se uma lente estivesse sendo usada para focalizar a luz num único local, evitando que os fótons escapem.
22nd April 2016

Eletrólito de pilha fornece maior eficiência energética

Eletrólito de pilha fornece maior eficiência energética
Um novo material eletrólito de filme fino auxilia com que as células de combustível de óxido sólido operem de maneira mais eficiente e mais barata do que os compostos de materiais convencionais, e tem o potencial para aplicações em fontes de energia portáteis. Esses novos materiais, desenvolvidos na Universidade de Cambridge, oferecem a possibilidade de um aprimoramento significativo da eficácia dos sistemas de células de combustível com alta temperatura de corrente, bem como o alcance de níveis similares de desempenho à temperaturas mais baixas. 
21st January 2016

Robôs podem evoluir e ser autonomamente criativos

Robôs podem evoluir e ser autonomamente criativos
Segundo Fumiya Iida, Palestrante do Departamento de Mecatrônica da Universidade de Cambridge, o desenvolvimento de inteligência artificial que possa projetar versões futuras de si mesma - robôs que podem, efetivamente, se reproduzirem e evoluirem – podem nos auxiliar na descoberta de inovações que seriam impensáveis sem ela. 
21st December 2015


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi