Stanford

Endereço:
Stanford News Service
425 Santa Teresa St.
Stanford, CA
94305-2245
United States of America

Telefone: (650) 723-2558

Web: http://news.stanford.edu


Stanford artigos

Exibindo 1 - 20 of 21

Energia renovável pode mudar o mundo até 2050

Energia renovável pode mudar o mundo até 2050
Uma pesquisa estima que 139 países poderiam ser integralmente abastecidos por eletricidade gerada por fontes limpas (eólica, solar e hidráulica) até 2050. Esta é a conclusão de um roteiro para a efetivação de um futuro 100% baseado em energia renovável. Uma primeira etapa prevê o alcance de 80% de energia renovável em 2030, e a segunda prevê o alcance da meta de 100% em 2050.
22nd November 2017

Olho de inseto inspira painéis solares mais duráveis

Olho de inseto inspira painéis solares mais duráveis
Colocar minúsculas células solares em uma estrutura similar às microlentes que formam o olho composto de um inseto pode ajudar a superar os obstáculos para o desenvolvimento das promissoras células fotovoltaicas de perovskita. Uma estrutura biomimética inspirada nos olhos de insetos foi capaz de proteger essas frágeis células solares, retardando sua deterioração quando expostas ao calor, à umidade ou ao estresse mecânico.
9th November 2017

Processador 3D combina computação e armazenamento

Processador 3D combina computação e armazenamento
Engenheiros da Universidade de Stanford e do MIT, nos EUA, utilizaram duas nanotecnologias complementares para desenvolver um processador de computador 3D que promete viabilizar uma nova geração de microeletrônicos energeticamente eficientes e capazes de processar enormes quantidades de dados. O protótipo representa uma mudança radical em relação aos chips atuais.
18th July 2017


Brasileiro ajuda a desenvolver componente para computador neuromórfico

Brasileiro ajuda a desenvolver componente para computador neuromórfico
Uma equipe da Universidade de Stanford anunciou a criação de uma sinapse artificial orgânica que pode viabilizar processadores neuromórficos, processadores que trabalham de forma mais parecida com o cérebro humano. A criação desse componente, chamado enode (Electrochemical Neuromorphic Organic Device, ou dispositivo eletroquímico orgânico neuromórfico), contou com a participação do brasileiro Gregório Couto Faria, do Instituto de Física da USP em São Carlos (IFSC-USP).
30th June 2017

Gerador termoiônico torna-se sete vezes mais eficaz

Gerador termoiônico torna-se sete vezes mais eficaz
Uma tecnologia utilizada para alimentar satélites artificiais e que foi abandonada décadas atrás acaba de ser reinventada, recebendo uma melhoria simples que pode torná-la adequada não apenas para voltar ao espaço, mas também para transformar calor em eletricidade aqui na Terra. Essa reinvenção foi possível porque Hongyuan Yuan, da Universidade de Stanford, nos EUA, substituiu os metais usados nos antigos conversores termoiônicos por grafeno.
16th March 2017

Sinapse artificial orgânica contribui com processadores neuromórficos

Sinapse artificial orgânica contribui com processadores neuromórficos
  Yoeri van de Burgt, da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveu uma sinapse artificial orgânica que cumpre com grande fidelidade a função do espaço entre os neurônios usados para que essas células nervosas se comuniquem.
6th March 2017

Transistores vestíveis tornam-se flexíveis

Transistores vestíveis tornam-se flexíveis
Circuitos eletrônicos que esticam podem ser implantados sobre a pele e já estão sendo testados, principalmente na forma de tatuagens eletrônicas e peles artificiais. Agora, ao invés de fabricar semicondutores sobre substratos poliméricos e utilizar fios que podem se desenrolar, os próprios transistores são flexíveis. "Os transistores são o componente básico de praticamente qualquer aparelho eletrônico que nós usamos hoje".
13th January 2017

Ar-condicionado poderá enviar calor para o espaço

Ar-condicionado poderá enviar calor para o espaço
Em 2014, uma equipe da Universidade de Stanford lançou uma ideia que, a princípio, parecia boa demais para ser verdade: enviar calor para o espaço, eliminando a necessidade de consumir energia para a refrigeração em geral - sistemas de ar-condicionado, geladeiras, etc. Logo depois eles demonstraram que essa técnica de resfriamento passivo funciona para valer, aplicando-a em pequena escala em uma célula solar.
16th December 2016

Chips poderão ser criados com materiais unidimensionais

Chips poderão ser criados com materiais unidimensionais
Engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, demonstraram que já existe tecnologia capaz de criar processadores e circuitos integrados usando materiais unidimensionais, ou monoatômicos. Kirby Smithe e colegas acabam de demonstrar que isso é possível, faltando pouco para que o processo possa ir definitivamente para a fábrica. A equipe começou com uma folha de molibdenita, que é formada por uma camada de átomos de molibdênio entre duas camadas de enxofre.
6th December 2016

A revolução do airbag para ciclistas

Os primeiros testes com um airbag para a cabeça mostraram que é possível proteger melhor os ciclistas contra as quase inevitáveis quedas. De fato, o bioengenheiro David Camarillo, da Universidade Stanford começou a desenvolveu o "head-bag" depois de sofrer duas concussões em acidentes de bicicleta. O airbag ciclístico é mais do que um capacete melhorado, já que ele protege também o pescoço.
19th October 2016

Como a AI afetará a vida urbana em 2030

Como a AI afetará a vida urbana em 2030
Um painel composto por pensadores da academia e da indústria fez um exercício de futurologia, focando no ano de 2030 para tentar prever como os avanços da AI poderão afetar a vida de uma cidade em áreas como transporte, saúde e educação. O objetivo é estimular a discussão sobre como garantir o desenvolvimento seguro, justo e benéfico destas tecnologias que estão emergindo rapidamente.
4th October 2016

Tecido sintético expulsa o calor do corpo

Tecido sintético expulsa o calor do corpo
Po-Chun Hsu, da Universidade de Stanford, realizou pequenas adaptações em um material já existente, tornando-o capaz de, ao mesmo tempo, refletir a luz e deixar passar a umidade e o calor irradiado pelo corpo humano. A equipe espera alcançar a aplicação prática de seu nanotecido sintético, já que deixar cada pessoa mais fria individualmente pode sair mais barato do que resfriar casas, prédios e carros.
2nd September 2016

Google Glass pode ajudar autistas a entender emoções

Google Glass pode ajudar autistas a entender emoções
Assim como muitas crianças autistas, Julian Brown tem dificuldades para ler emoções nos rostos das pessoas, uma das condições mais desafiantes da doença neurológica. Agora, o menino de dez anos, proveniente de San José (EUA), está recebendo ajuda de um dispositivo experimental que grava e analisa rostos em tempo real e alerta para as emoções expressas. O software de reconhecimento facial foi desenvolvido pela Universidade de Stanford e opera no Google Glass, óculos computadorizados com uma câmera frontal e uma pequena tela acima do olho direito.
23rd June 2016

Robô atua na exploração subaquática

Robô atua na exploração subaquática
Engenheiros da Universidade de Stanford provaram que um robô humanoide pode atuar em várias tarefas, tal como a exploração submarina. O OceanOne possui dois braços, uma cabeça e uma "cauda", onde ficam as hélices motorizadas responsáveis por sua movimentação. Tradicionalmente, em termos de forma, os robôs submersíveis oscilam entre os extremos, existindo opões com o aspecto de tubo, mais eficiente e capaz de suportar maiores pressões, ou de paralelepípedos, mais fáceis de construir e de manobrar.
20th May 2016

Robôs-formiga podem mover o peso de um carro

Um "time" de minúsculos robôs inspirados em formigas, capazes de mover um peso milhares de vezes superior ao deles próprios, foi desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA. Os pesquisadores projetaram os 'Tugbots' durante meses, mas apenas recentemente focaram em fazê-los trabalhar em equipe para maximizar seu esforço e sua força.
23rd March 2016

O wearable que analisa suor e ajuda nas atividades físicas

O wearable que analisa suor e ajuda nas atividades físicas
Uma pesquisa realizada por cientistas americanos da Universidade de Stanford e da Universidade de Berkeley promete mudar o conceito dos wearables fitness - gadgets que são acoplados ao corpo para ajudar os usuários na prática de atividades físicas. Os pesquisadores desenvolveram um dispositivo que analisa os componentes do suor das pessoas em tempo real.
1st February 2016

A sobreposição quântica macroscópica sairá do papel?

A sobreposição quântica macroscópica sairá do papel?
Pesquisadores da Universidade de Stanford ampliaram o recorde para a sobreposição quântica macroscópica (a ideia de se estar em dois lugares, ou estados, ao mesmo tempo) de 1 para 54 centímetros, ao lançarem uma nuvem sobrearrefecida dos átomos de rubídio, todos no mesmo estado, 10 metros dentro do ar com o uso de um laser. Os resultados foram publicados na revista Nature.
5th January 2016

Pele artificial capaz de sentir pressão

Pele artificial capaz de sentir pressão
Há várias décadas, Zhenan Bao, professora de Engenharia Química da Universidade de Stanford, tem estudado sobre o desenvolvimento de um material que imita a habilidade da pele de ser flexionada ou de se curar, ao mesmo tempo que serve como uma malha de sensores que envia sinais de toque, temperatura e dor ao cérebro. Por fim, a pesquisadora pretende criar um tecido eletrônico flexível que incorpora sensores capazes de revestir um membro protético e repetir algumas das funções sensoriais da pele.
24th November 2015

Células solares subaquáticas transformam gases em combustível

Células solares subaquáticas transformam gases em combustível
Inspirados nas plantas, pesquisadores descobriram como utilizar a energia solar a fim de combinar CO2 e H2O e desenvolver produtos químicos benignos, os quais fazem parte de uma tecnologia futurista chamada fotossíntese artificial.
20th November 2015

Headset de realidade virtual reduz fadiga ocular e enjoo

Headset de realidade virtual reduz fadiga ocular e enjoo
Experimente qualquer headset de realidade virtual, e dentro de alguns minutos a fantasia pode acabar quando você começar a sentir náusea e dores de cabeça. Experts em imagens digitais dizem que isto é causado por que a geração atual de sistemas de realidade virtual não simulam imagens 3D naturais. Agora, pesquisadores do Stanford Computational Imaging Group criaram um protótipo de um headset de VR que usa tecnologia de campo de luz para criar uma experiência mais natural e confortável.
13th August 2015


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2019
26th November 2019
Germany Nuremberg Messe
Vietnam International Defense & Security Exhibition 2020
4th March 2020
Vietnam National Convention Center, Hanoi