MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Endereço:
77 Massachusetts Avenue
Room 11-400
Cambridge
MA 02139-4307
United States of America

Telefone: +1 617 253 2700

Web: http://web.mit.edu


MIT (Massachusetts Institute of Technology) artigos

Exibindo 1 - 20 of 32

Uma nova luz no fim do túnel

Uma nova luz no fim do túnel
Pesquisadores do MIT descreveram como os fótons se uniram em duplas e trios para formar um tipo novo de matéria fotônica - essencialmente, moléculas de luz. O experimento consistiu em disparar um raio laser muito fraco através de uma nuvem densa de átomos de rubídio ultrafrios - um condensado de Bose-Einstein, uma espécie de átomo artificial, já que, sob temperaturas criogênicas, os átomos de rubídio entram em ressonância e passam a se comportar como se fossem um único átomo.
22nd February 2018

Sensor de profundidade torna carros autônomos mais seguros

Sensor de profundidade torna carros autônomos mais seguros
Um dos grandes desafios técnicos para os carros sem motorista é o cálculo de profundidade, que permite que suas câmeras calculem com precisão a distância de cada objeto em particular, separando, por exemplo, uma 'tartaruga' reflexiva de sinalização no meio do asfalto de uma guia no próximo cruzamento. Achuta Kadambi e Ramesh Raskar, do MIT, nos EUA, revolucionaram a técnica de processamento de profundidade, aumentando sua resolução em nada menos do que 1.000 vezes.
11th January 2018

Engenheiros desenvolvem plantas que brilham

Engenheiros desenvolvem plantas que brilham
Seon-Yeong Kwak e colegas do MIT, nos EUA, obtiveram os primeiros sucessos na fabricação de plantas que emitem luz infundindo em plantas comuns a luminescência dos vagalumes. A equipe afirma que essa tecnologia pode ajudar a reduzir nossa dependência da iluminação artificial. A longo prazo, ele acredita que esta tecnologia também possa ser usada para transformar árvores em luzes de rua que não gastem eletricidade.
14th December 2017


Cálculos matriciais feitos com luz podem acelerar AI

Cálculos matriciais feitos com luz podem acelerar AI
Yichen Shen e colegas do MIT desenvolveram uma nova abordagem para realizar cálculos de redes neurais - que podem ser computacionalmente intensas em chips convencionais, sejam CPUs ou GPUs - a qual utiliza luz em vez de eletricidade. Para explicar essa forma de cálculo com luz, Soljacic faz uma analogia com uma lente de óculos comum, que executa um cálculo complexo - a chamada transformada de Fourier - nas ondas de luz que passam por ela.
19th July 2017

Macarrão programável e noodles que mudam de formato

Macarrão programável e noodles que mudam de formato
Wen Wang e colegas do MIT desenvolveram alimentos que assumem formatos 3D. Ao contrário dos diversos tipos de macarrão, que são fabricados já em seus formatos definitivos, esses alimentos podem ser produzidos, embalados e transportados na forma de folhas planas, economizando embalagens, frete e espaço nas prateleiras. Para que eles tomem seus formatos definitivos, basta colocá-los na água.
31st May 2017

'Árvore em chip' funciona como uma bomba microfluídica

'Árvore em chip' funciona como uma bomba microfluídica
Engenheiros do MIT desenvolveram o que eles chamam de uma 'árvore em um chip' - uma bomba microfluídica inspirada na forma como as árvores e plantas circulam nutrientes. O chip bombeia água por dias, a taxas constantes, gerando uma pressão hidráulica suficiente para movimentar pequenos robôs. As plantas, das imensas castanheiras às pequenas violetas, são verdadeiras bombas hidráulicas naturais.
10th May 2017

Aparelho extrai água potável do ar com energia solar

Aparelho extrai água potável do ar com energia solar
  Aparelho é capaz de coletar a umidade do ar e depositá-la em um recipiente na forma de água potável - e usando apenas luz solar. O dispositivo não requer nenhuma entrada adicional de energia e mostrou-se eficaz mesmo quando os níveis de umidade são semelhantes aos observados nas regiões mais secas do mundo.
5th May 2017

Água pode ser limpa apenas com luz

Água pode ser limpa apenas com luz
  Uma técnica simples, baseada no ingrediente comumente utilizado nos protetores solares, permite controlar a forma como a água se move sobre uma superfície usando apenas luz visível.
27th April 2017

Esponja é dez vezes mais forte do que o aço

Esponja é dez vezes mais forte do que o aço
Pesquisadores do MIT sintetizaram um dos materiais mais fortes e mais leves já produzidos pelo homem. O material foi fabricado comprimindo folhas bidimensionais de grafeno, o que gera uma espécie de esponja que é 10 vezes mais forte do que o aço, mesmo tendo apenas 5% da densidade do aço. O experimento é um passo importante para se chegar a aplicações práticas do grafeno, que é considerado o maior forte dentre todos os materiais conhecidos.
16th January 2017

Cristal atômico representa avanço para processador quântico

Cristal atômico representa avanço para processador quântico
Pesquisadores do MIT e da Universidade de Harvard desenvolveram um equipamento que lhes permite usar lasers como "pinças ópticas" para capturar átomos individuais de um gás e colocá-los no lugar desejado. Conforme os átomos são aprisionados, uma câmera é usada para produzir imagens dos átomos individuais, o que fornece dados precisos sobre suas localizações.
25th November 2016

Fibra óptica biocompatível para tecnologias médicas

Fibra óptica biocompatível para tecnologias médicas
  Uma fibra óptica feita inteiramente de hidrogel deverá se tornar o instrumento preferido em uma série de tecnologias médicas. As fibras ópticas já são largamente utilizadas em medicina, de exames e cirurgias, até as mais exploratórias técnicas optogenéticas, usadas, entre outras coisas, para controlar o cérebro com luz.
25th October 2016

Esponja gera vapor através de luz solar

Esponja gera vapor através de luz solar
Engenheiros do MIT desenvolveram um dispositivo simples, uma espécie de esponja, capaz de absorver a luz solar natural e aquecer a água até a temperatura de ebulição, gerando vapor através dos seus poros. O aparelho, que os pesquisadores chamam de um gerador solar de vapor, não precisa de espelhos ou lentes caras para concentrar a luz solar, dependendo apenas de uma combinação criativa de materiais de baixa tecnologia e baixo custo para capturar a luz solar ambiente e concentrá-la na forma de calor.
23rd August 2016

A caminho dos processadores quânticos práticos

A caminho dos processadores quânticos práticos
Atualmente, duas tecnologias se encontram em destaque no que se refere ao desenvolvimento de computadores quânticos práticos. Shantanu Debnath e colegas da Universidade de Maryland, nos EUA, desenvolveram uma tecnologia diferente da comumente usada, o que lhes permitiu construir um processador quântico de uso geral com 5 qubits totalmente programáveis.
11th August 2016

Primeira bateria de lítio-oxigênio possui estado sólido

Primeira bateria de lítio-oxigênio possui estado sólido
Pesquisadores do MIT desenvolveram um tipo de bateria de lítio-oxigênio que fornece mais energia e maior estabilidade do que os protótipos similares criados até o momento. E é inteiramente de estado sólido. As "baterias a ar" - como as de ar-lítio, ar-ferro e ar-silício - capturam o oxigênio atmosférico e geram uma reação química em seu interior no ciclo de descarregamento, liberando depois esse oxigênio de volta na hora do recarregamento.
8th August 2016

Tecnologia de navegação utiliza sapatos como guias

Tecnologia de navegação utiliza sapatos como guias
Pesquisadores do MIT estão desenvolvendo uma tecnologia de navegação que utiliza sapatos como guias. Os sapatos possuem sensores e "motores hápticos". As vibrações podem orientar o usuário para se desviar de obstáculos ou ter cuidado com saliências no piso. A expectativa é que esses sapatos vibratórios possam orientar o movimento de astronautas e compor sistemas de navegação para deficientes visuais.
5th August 2016

Compilador reinventa a computação analógica

Compilador reinventa a computação analógica
Pesquisadores do MIT desenvolveram um compilador para computadores analógicos, programa que traduz instruções de alto nível escritas em linguagem compreensível para os seres humanos para as especificações de baixo nível dos componentes do circuito analógico. Um transístor, componente concebido em termos digitais, tem dois estados: ligado e desligado, que podem representar os 0s e 1s da aritmética binária.
28th June 2016

EnteroPhone: pílula simplifica a coleta de dados médicos

EnteroPhone: pílula simplifica a coleta de dados médicos
A EnteroPhone, pílula inteligente criada por pesquisadores do MIT, simplifica a coleta de dados acerca do corpo e é dotada de microfones sensíveis e um termômetro. Com a ingestão da pílula, seria mais fácil acompanhar a temperatura interna de uma pessoa, por exemplo. Além disso, os valores obtidos seriam mais exatos do que o que é medido usando um termômetro retal.
23rd May 2016

Micro-robô de origami salva vítimas da ingestão de baterias

Micro-robô de origami salva vítimas da ingestão de baterias
Com o uso de um simulador artificial do esôfago e do estômago humanos, pesquisadores desenvolveram um pequeno robô de origami que pode desdobrar-se a partir de uma cápsula ingerida e, guiado por campos magnéticos externos, rastejar através da parede do estômago para remover uma bateria que foi engolida. O robô é o mais recente de uma longa sequência de dispositivos criados pela pela equipe da professora Daniela Rus, do MIT.
20th May 2016

Carvão poderá ser utilizado em avanços tecnológicos

Carvão poderá ser utilizado em avanços tecnológicos
Brent Keller, do MIT analisou as propriedades químicas, elétricas e ópticas de quatro tipos de carvão mineral, dentre as centenas conhecidas: antracito, linhito e dois tipos betuminosos. O trabalho demonstrou que um pouco de esforço na purificação de cada tipo de carvão mineral proporciona com que ele revele seus verdadeiros valores, a maioria de alto potencial tecnológico.
20th May 2016

Circuitos complexos poderão ser codificados em DNA

Circuitos complexos poderão ser codificados em DNA
Engenheiros, biólogos e cientistas da computação se uniram para criar mais uma linguagem de programação que permite projetar rapidamente circuitos complexos codificados em moléculas de DNA. Usando esta linguagem, não é necessário ser um geneticista para escrever um programa para a função que se deseja da célula bacteriana, como detectar e responder a determinadas condições ambientais.
28th April 2016


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

GIANT Health Event 2019
15th October 2019
United Kingdom Chelsea Football Club Stadium, London
Engineering Design Show 2019
16th October 2019
United Kingdom Ricoh Arena, Coventry
ELIV 2019
16th October 2019
Germany Bonn World Conference Center
Connected World Summit 2019
22nd October 2019
United Kingdom The Business Design Centre, London
IoT Solutions World Congress 2019
29th October 2019
Spain Barcelona