Sensor de profundidade torna carros autônomos mais seguros

Posted By : Enaie Azambuja
Sensor de profundidade torna carros autônomos mais seguros

Um dos grandes desafios técnicos para os carros sem motorista é o cálculo de profundidade, que permite que suas câmeras calculem com precisão a distância de cada objeto em particular, separando, por exemplo, uma 'tartaruga' reflexiva de sinalização no meio do asfalto de uma guia no próximo cruzamento. Achuta Kadambi e Ramesh Raskar, do MIT, nos EUA, revolucionaram a técnica de processamento de profundidade, aumentando sua resolução em nada menos do que 1.000 vezes.

Além disso, a abordagem promete medições de distância precisas através da neblina, o que tem-se mostrado um grande obstáculo para os carros autônomos em testes em condições reais de tráfego.

Em um alcance de 2 metros, os sistemas existentes têm uma resolução de profundidade de cerca de um centímetro, o que é bom o suficiente para os sistemas de estacionamento assistido e de detecção de colisão dos carros de hoje.

O novo sistema apresenta uma resolução de profundidade de 3 micrômetros à mesma distância de 2 metros. Em um teste de demonstração com uma chave de ignição, até os números em relevo na chave foram detectados.

Os pesquisadores realizaram ainda testes em que um sinal de luz é enviado através de 500 metros de fibra óptica, com filtros regularmente espaçados ao longo do seu comprimento para simular a degradação do sinal. Esses testes indicaram que, em uma faixa de 500 metros, o novo sistema ainda deve alcançar uma resolução de profundidade de apenas um centímetro.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

Building IoT products for smart healthcare market
8th February 2018
United Kingdom Cocoon Networks, London
Smart Mobility Executive Forum
12th February 2018
Germany Berlin
Medical Japan 2018
21st February 2018
Japan INTEX Osaka
Mobile World Congress 2018
26th February 2018
Spain Barcelona
embedded world 2018
27th February 2018
Germany Nuremberg