IC leitor de NFC usado em travas de carro sem contato

Posted By : Ernesto Dias
IC leitor de NFC usado em travas de carro sem contato

A ams AG anunciou que o fornecedor de equipamentos automotivo, Marquardt, está usando o seu IC leitor de NFC AS3914 em uma linha de travas de porta sem contato e módulos de controle de ignição. A Marquardt escolheu o AS3914 porque ele permite a leitura do tag NFC de maneira confiável mesmo quando montado próximo a superfície metálica. O dispositivo também oferece consumo de energia mais baixo do que outros ICs competidores.

Para aplicações de chaves sem contato, o módulo NFC Marquardt é montado dentro da maçaneta da porta, e também no console central do carro. Na maçaneta, o módulo de 13.56MHz se conecta à qualquer tag NFC padrão, ou ao módulo NFC de um celular, smartwatch, ou tablet. O motorista simplesmente toca o dispositivo na maçaneta, e o sistema tem um alcance de aproximadamente 4cm.

Ao reconhecer a identidade do tag autorizado, o módulo solicita o destravamento do carro à uma Electronic Control Unit (ECU). Um módulo secundário, no console, controla a partida do carro. O módulo da Marquardt será usado em veículos da próxima geração de uma montadora Europeia. Uma demonstração de pré-produção foi exibida no Mobile World Congress em fevereiro de 2015.

Na aplicação de maçaneta, o leitor de NFC tem de operar em condições hostis a transmissões RF. O metal da porta age como uma antena, defletindo parte da energia RF emitida pelo leitor. Os engenheiros de projeto da Marquardt descobriram que o AS3914 tinha um desempenho muito mais confiável nestas condições do que outros leitores de NFC. O IC combina alta potência de RF (Até 1W), alta sensibilidade, e ajuste automático de antena para compensar efeitos de distorção ou atenuação, como aqueles causados por superfícies metálicas em veículos.

Usando o IC da ams, a Marquardt conseguiu um alcance de 4cm da maçaneta em quase todas as condições de operação, mesmo em carros que tem um revestimento metálico cromado sobre a maçaneta de plástico. O alcance é ideal para a aplicação, sendo desnecessário que o motorista posicione a tag próximo à maçaneta com precisão, mas sem fazer com que o usuário destrave o carro acidentalmente ao passar perto da porta.

Além disso, o IC tem baixo consumo de energia. Uma função wake-up capacitiva/indutiva vasculha continuamente por tags, e acorda o transmissor NFC quando detecta que um tag entrou no alcance. Em modo capacitivo, esta função usa apenas 5µA quando vasculha a cada 100ms.

O AS3914 está disponível em amostras agora, e entrara em produção no final de 2015. O AS3914 é uma variante do modelo AS3911B, projetada para aplicações automotivas; o AS3914 cumpre testes e padrões exigidos por montadoras.


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