Sensor de temperatura gasta quase zero de energia

Posted By : Enaie Azambuja
Sensor de temperatura gasta quase zero de energia

Hui Wang e Patrick Mercier, da Universidade da Califórnia em San Diego, desenvolveram um sensor de temperatura que consome apenas 113 picowatts de energia, o que representa cerca de 10 bilhões de vezes menos do que 1 watt, e 628 vezes menos do que o termômetro mais eficiente disponível até agora. Esse sensor de quase zero-energia deverá aumentar a vida útil das baterias dos aparelhos médicos implantáveis, dos sistemas de monitoramento residenciais e ambientais e de uma infinidade de outros usos.

A dupla conseguiu a minimização da energia necessária para fazer o sensor funcionar atacando o consumo em duas frentes: a fonte de energia de alimentação e a conversão da temperatura em leitura digital.

No primeiro caso, eles construíram uma fonte de corrente de energia ultrabaixa usando os chamados "vazamentos de porta" dos transistores. Os transistores normalmente possuem uma porta que permite ligar e desligar o fluxo de elétrons entre seus dois outros eletrodos.

O sistema usa um capacitor, que é carregado durante um tempo fixo independentemente da temperatura, e outro que é carregado a uma taxa que varia com a temperatura. À medida que a temperatura muda, o sistema adapta-se de modo que a fonte de corrente dependente da temperatura se carrega no mesmo tempo que a fonte de corrente fixa.

Um circuito fechado digital de retorno equaliza os tempos de carregamento reconectando a fonte de corrente dependente da temperatura a um capacitor de tamanho diferente - o tamanho desse capacitor é diretamente proporcional à temperatura real.

Por exemplo, quando a temperatura cai, a fonte de corrente dependente da temperatura irá carregar mais devagar, e o loop de retorno compensa alternando para um capacitor menor, que determina uma leitura digital específica.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

World’s top 50 innovators from the industries of the future
27th September 2017
United Kingdom London
New Scientist Live 2017
28th September 2017
United Kingdom Excel, London
Kiosk Summit 2017
28th September 2017
United Kingdom London
act! 2017
28th September 2017
Germany NHOW Berlin
Naval Damage Control 2017
3rd October 2017
United Kingdom Portsmouth