Robótica

Exibindo 1 - 10 of 86

Um gato entre os pombos

Um gato entre os pombos
Os peixes-zebra (Danio rerio) encontram-se entre os organismos-modelo mais utilizados na ciência e medicina. Com o fim de aprimorar essas pesquisas, é importante observar os animais sem interferir em seu comportamento e garantir que suas condições sejam as mais estáveis possíveis. Desse modo, uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveu um peixe robô que interage com seus companheiros biológicos de forma pouco intrusiva.
21st November 2017

Futebol entre robôs revoluciona a robótica

Futebol entre robôs revoluciona a robótica
Um projeto desenvolvido pelas universidades de Campinas (Unicamp) e Federal de São Paulo (Unifesp) utiliza simuladores de alta-fidelidade para desenvolver algoritmos de aprendizagem, que são a seguir transferidos para robôs reais. O trabalho destaca-se por reunir sistemas cognitivos que fazem os robôs aprenderem a enxergar as coisas, a se comportar e a tomar as decisões corretas, retransmitindo esses comportamentos e aperfeiçoando-os.
25th October 2017

Robô da USP é convidado para lutar sumô no Japão

Robô da USP é convidado para lutar sumô no Japão
Em dezembro, o robô Stonehenge, da equipe ThundeRatz da Escola Politécnica (Poli) da USP, pode ir ao Japão. O desafio? Participar de uma competição de sumô, a International Robot-Sumo Tournament. Caso vença uma pré-competição, marcada para um dia antes, outro robô da equipe, o Moai, também poderá lutar no torneio japonês. Todos com nome e logo personalizados, são os robôs que recebem os convites para as competições.
4th October 2017


Robô molecular pode originar moléculas

Robô molecular pode originar moléculas
Os robôs moleculares são capazes de realizar tarefas básicas, incluindo a construção de outras moléculas. Os pequenos nanorrobôs podem ser programados para mover cargas moleculares, utilizando um braço robótico, ou para juntar essas cargas para formar novas moléculas e compostos químicos. Cada nanorrobô individual, composto de apenas 150 átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, é capaz de manipular uma única molécula de cada vez.
21st September 2017

Uma mão robótica autodidata

Uma mão robótica autodidata
Pesquisadores alemães desenvolveram uma mão robótica que se familiariza com objetos por conta própria. O membro robótico, um computador e um programa de controle funcionam sem conhecimento prévio das características particulares dos objetos, sejam utensílios, pedaços de frutas ou ferramentas. Uma das aplicações previstas pela equipe são robôs de serviço capazes de adaptar-se de forma independente ao trabalho.
13th September 2017

Telerrobótica é promessa para a exploração espacial

Telerrobótica é promessa para a exploração espacial
A telerrobótica mostrou ser uma terceira via viável para a exploração espacial. Em lugar de mandar robôs espaciais que precisam esperar comandos a cada movimento, e evitando os custos e riscos do pouso de astronautas, o caminho pode ser enviar ao espaço robôs comandados em tempo real a partir de laboratórios virtuais que reproduzem o ambiente que o robô está explorando na Lua, em Marte ou em algum asteroide.
11th September 2017

Estudantes aprendem a desenvolver robôs

Estudantes aprendem a desenvolver robôs
A robótica já faz parte do cotidiano dos jovens do Projeto Pequeno Cidadão que participam do Robótica na Escola, iniciativa que visa a inspirar jovens de escolas públicas e abrir novas perspectivas de carreira. O Projeto Pequeno Cidadão é desenvolvido na Área 1 do Campus USP em São Carlos, resultado de uma parceria entre a Universidade e a empresa patrocinadora KPMG Auditores Independentes.
14th August 2017

Sensor permite controlar drones com movimentos das mãos

Sensor permite controlar drones com movimentos das mãos
Mover robôs e drones apenas com movimentos das mãos - sem a necessidade de um controle remoto - já não é mais um sonho distante. Isto graças a um sensor feito de fibras piezorresistivas integradas em uma pulseira, que pode detectar os movimentos do pulso e da mão e convertê-los em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são tratados por um aparelho em formato de relógio, que então transmite os sinais adequados para dirigir o drone ou robô.
8th August 2017

Robô flexível pode realizar movimentos complexos

Robô flexível pode realizar movimentos complexos
Engenheiros da Universidade de Harvard, nos EUA, estão utilizando a transmissão de eletricidade à distância para alimentar robôs flexíveis. A equipe é especializada em pequenos robôs desenvolvidos com técnicas de origami. O módulo básico responsável pela movimentação dos robôs é plano e fino. São tetraedros plásticos com três triângulos externos conectados a um triângulo central por dobradiças.
25th July 2017

Robô-texugo autônomo perfura túneis em cidades

Robô-texugo autônomo perfura túneis em cidades
Engenheiros espanhóis buscaram inspiração nos texugos para desenvolver um robô capaz de navegar de forma autônoma pelos subterrâneos das cidades, escavando seus próprios túneis de forma planejada. Com a urbanização, as linhas de energia e comunicações, os dutos de fornecimento de água e gás, a coleta de esgoto e o transporte estão se movendo da superfície para o subsolo.
19th July 2017


Robótica documentos


Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London