Pesquisadores desenvolvem o laser mais puro do mundo

Posted By : Enaie Azambuja
Pesquisadores desenvolvem o laser mais puro do mundo

Uma equipe do Instituto Técnico Federal de Física - o instituto nacional de metrologia da Alemanha - produziu o laser mais próximo do ideal que já havia sido emitido. O feixe tem uma largura de banda de apenas 10 mHz - o equivalente a 0,01 Hz -, um recorde mundial. Esta precisão é útil para várias aplicações, como relógios atômicos, espectroscopia de precisão, radioastronomia e para testar a teoria da relatividade.

Além da largura de linha extremamente estreita do laser, Legero e colegas descobriram que a frequência do laser é a mais precisa já obtida - a cor mais pura já obtida em um laser.

Embora a onda de luz oscile aproximadamente 200 trilhões de vezes por segundo, ela só fica fora de sincronia após 11 segundos. Isso é tempo suficiente para que a luz pura percorra uma distância de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros, quase dez vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A equipe espera otimizar o ressonador com camadas cristalinas adicionais, de forma a diminuir o ruído termal quando a luz recocheteia continuamente entre os dois espelhos, amplificando-se até produzir o laser. Um laser com frequência abaixo de 1 microHz poderá se tornar viável.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London