Pesquisadores desenvolvem o laser mais puro do mundo

Posted By : Enaie Azambuja
Pesquisadores desenvolvem o laser mais puro do mundo

Uma equipe do Instituto Técnico Federal de Física - o instituto nacional de metrologia da Alemanha - produziu o laser mais próximo do ideal que já havia sido emitido. O feixe tem uma largura de banda de apenas 10 mHz - o equivalente a 0,01 Hz -, um recorde mundial. Esta precisão é útil para várias aplicações, como relógios atômicos, espectroscopia de precisão, radioastronomia e para testar a teoria da relatividade.

Além da largura de linha extremamente estreita do laser, Legero e colegas descobriram que a frequência do laser é a mais precisa já obtida - a cor mais pura já obtida em um laser.

Embora a onda de luz oscile aproximadamente 200 trilhões de vezes por segundo, ela só fica fora de sincronia após 11 segundos. Isso é tempo suficiente para que a luz pura percorra uma distância de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros, quase dez vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A equipe espera otimizar o ressonador com camadas cristalinas adicionais, de forma a diminuir o ruído termal quando a luz recocheteia continuamente entre os dois espelhos, amplificando-se até produzir o laser. Um laser com frequência abaixo de 1 microHz poderá se tornar viável.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt)

Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

World’s top 50 innovators from the industries of the future
27th September 2017
United Kingdom London
New Scientist Live 2017
28th September 2017
United Kingdom Excel, London
Kiosk Summit 2017
28th September 2017
United Kingdom London
act! 2017
28th September 2017
Germany NHOW Berlin
Naval Damage Control 2017
3rd October 2017
United Kingdom Portsmouth