ITA apresenta laboratório com ênfase em Educação 4.0

Posted By : Enaie Azambuja
ITA apresenta laboratório com ênfase em Educação 4.0

LPECT-ITA já está em atividade desde fevereiro de 2017. O ITA dispõe, em suas instalações, de um laboratório voltado exclusivamente para a pesquisa e investigação de modelos de ensino-aprendizagem com ênfase em Educação 4.0. Trata-se do Laboratório de Pesquisa em educação Científica e Tecnológica – LPECT, que foi apresentado nesta última quinta-feira (6), à comunidade de professores e pesquisadores do Instituto.

Suas operações estão estruturadas por um eixo central no âmbito da Educação Científica e Tecnológica e eixos derivados que estão relacionados à concepção, aplicação e análise de modelos educacionais, integrando as ações de pesquisa do laboratório, sendo eles:

Ciberarquitetura e Educação Digital (CED)

A exemplo das “Salas Inteligentes”, este eixo trata da concepção de modelos de ensino-aprendizagem que ocorrem em ambientes ciberarquitetônicos que apresentam convergência local-remota de mídias analógicas e digitais.

Educação por Projetos Tecnológicos (EPT)

Visa investigar as respostas dos estudantes de graduação, tanto durante o curso de ciências fundamentais e quanto o profissional, a modelos de ensino-aprendizagem voltados à educação por projetos tecnológicos.

Ambientes Digitais Dedicados à Educação (ADE)

Aborda a concepção de modelos de ambientes digitais dedicados à educação e sua investigação no âmbito docente-discente-instituição.

Laboratórios Experimentais com Gestão Remota por Internet (LEI)

Dedica-se à concepção de tecnologias que permitem a criação e utilização por docentes e discentes de laboratórios com gestão remota por internet – Weblabs. Alguns weblabs já foram implantados, como o Efeito Fotoelétrico; Radiação Ionizante; e Espectroscopia.

O LPECT-ITA é coordenado pelo professor doutor José Silvério Edmundo Germano, e tem como gestor executivo de projetos, o pesquisador-convidado, doutor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto que atualmente executa um projeto de pós-doutorado intitulado 'InovaITA: Inovação na Educação em Engenharia', pelo convênio CAPES/ITA (2017 - 2019).

Dentre os projetos desenvolvidos pelo laboratório estão a Sala Inteligente, a consultoria ao Expanita para a concepção da Sala Configurável, no novo prédio de Ciências Fundamentais, programas de educação profissional continuada, como o programa de formação para professores no uso de tecnologias da informação e comunicação, oferecido pelo ITA à Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos; entre muitos outros.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

SPS IPC Drives 2017
28th November 2017
Germany Nuremberg
Cyber Security - Oil, Gas, Power 2017
29th November 2017
United Kingdom London
AI Tech World
29th November 2017
United Kingdom Olymipa, London
Maker Faire 2017
1st December 2017
Italy Rome
Virtual & Augmented Reality Creative Summit 2017
5th December 2017
United Kingdom Picturehouse Central, London