ITA apresenta laboratório com ênfase em Educação 4.0

Posted By : Enaie Azambuja
ITA apresenta laboratório com ênfase em Educação 4.0

LPECT-ITA já está em atividade desde fevereiro de 2017. O ITA dispõe, em suas instalações, de um laboratório voltado exclusivamente para a pesquisa e investigação de modelos de ensino-aprendizagem com ênfase em Educação 4.0. Trata-se do Laboratório de Pesquisa em educação Científica e Tecnológica – LPECT, que foi apresentado nesta última quinta-feira (6), à comunidade de professores e pesquisadores do Instituto.

Suas operações estão estruturadas por um eixo central no âmbito da Educação Científica e Tecnológica e eixos derivados que estão relacionados à concepção, aplicação e análise de modelos educacionais, integrando as ações de pesquisa do laboratório, sendo eles:

Ciberarquitetura e Educação Digital (CED)

A exemplo das “Salas Inteligentes”, este eixo trata da concepção de modelos de ensino-aprendizagem que ocorrem em ambientes ciberarquitetônicos que apresentam convergência local-remota de mídias analógicas e digitais.

Educação por Projetos Tecnológicos (EPT)

Visa investigar as respostas dos estudantes de graduação, tanto durante o curso de ciências fundamentais e quanto o profissional, a modelos de ensino-aprendizagem voltados à educação por projetos tecnológicos.

Ambientes Digitais Dedicados à Educação (ADE)

Aborda a concepção de modelos de ambientes digitais dedicados à educação e sua investigação no âmbito docente-discente-instituição.

Laboratórios Experimentais com Gestão Remota por Internet (LEI)

Dedica-se à concepção de tecnologias que permitem a criação e utilização por docentes e discentes de laboratórios com gestão remota por internet – Weblabs. Alguns weblabs já foram implantados, como o Efeito Fotoelétrico; Radiação Ionizante; e Espectroscopia.

O LPECT-ITA é coordenado pelo professor doutor José Silvério Edmundo Germano, e tem como gestor executivo de projetos, o pesquisador-convidado, doutor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto que atualmente executa um projeto de pós-doutorado intitulado 'InovaITA: Inovação na Educação em Engenharia', pelo convênio CAPES/ITA (2017 - 2019).

Dentre os projetos desenvolvidos pelo laboratório estão a Sala Inteligente, a consultoria ao Expanita para a concepção da Sala Configurável, no novo prédio de Ciências Fundamentais, programas de educação profissional continuada, como o programa de formação para professores no uso de tecnologias da informação e comunicação, oferecido pelo ITA à Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos; entre muitos outros.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Mais de Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Últimos Posts

Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

World’s top 50 innovators from the industries of the future
27th September 2017
United Kingdom London
New Scientist Live 2017
28th September 2017
United Kingdom Excel, London
Kiosk Summit 2017
28th September 2017
United Kingdom London
act! 2017
28th September 2017
Germany NHOW Berlin
Naval Damage Control 2017
3rd October 2017
United Kingdom Portsmouth