Descubra o acelerador de partículas da USP

9th August 2017
Posted By : Enaie Azambuja
Descubra o acelerador de partículas da USP

Na imagem, temos uma vista aérea dos prédios do Instituto de Física (IF) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. O nome da unidade se destaca nessa grande torre, mas você sabe o que tem dentro dela? Ali está o acelerador Pelletron, instalado o Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do Departamento de Física Nuclear (DFN).

O equipamento é uma máquina eletrostática do tipo Tandem – em outras palavras, um gerador de eletricidade em alta tensão que aproveita o campo elétrico produzido em duas etapas – utilizada para pesquisas com íons pesados.

Embora sua existência possa ser desconhecida por parte da comunidade universitária, o acelerador de partículas é o motivo pelo qual foi construída a imensa torre do IF, em 1972. São 34,65 metros de altura, sendo que o equipamento ocupa três dos dez andares existentes.

Além de abrigar o acelerador, é no interior da torre onde ocorre todo o transporte dos feixes iônicos com os quais o LAFN trabalha, que vão do oitavo andar, saindo da fonte de íons, ao térreo, chegando nas canalizações da área experimental, cada uma dedicada a uma finalidade de pesquisa específica. Quer saber mais sobre o Pelletron? Assista ao vídeo abaixo.


Você deve ser logado para comentar

Escreva um comentário

Sem comentários




Inscreva-se para ler nossas publicações

Inscreva-se

Inscreva-se para ver nossos downloads

Inscreva-se

European Smart Homes 2017
25th October 2017
United Kingdom London
TU-Automotive Europe 2017
6th November 2017
Germany Munich
Productronica 2017
14th November 2017
Germany Messe Munchen
Future Armoured Vehicles Survivability 2017
14th November 2017
United Kingdom London
POWER & ENERGY 2017
22nd November 2017
Rwanda Kigali